O simpósio está aberto para trabalhos voluntários com apresentações orais ou posters. O resumo do trabalho, em inglês com até 3.000 caracteres, deve ser submetido juntamente com a sua inscrição até 12 de Agosto de 2005. Os anais do evento com todos os resumos aceitos serão publicados em uma edição especial da "Série Técnica IPEF ", entregue no primeiro dia do simpósio.

Recomendações gerais para posters:

Tamanho: 0,90m x 1,20m - Tamanho mínimo da fonte: 24. <Veja exemplo>

Recomendações gerais para artigos completos

Os autores de resumos aceitos poderão submeter um artigo completo dos seus trabalhos para a revista Scientia Forestalis. O coordenador do simpósio estará aceitando essas contribuições durante a realização do evento. Todos os artigos submetidos à revista Scientia Forestalis se sujeitarão a um processo de seleção e revisão. O primeiro autor receberá um número de controle e uma carta confirmando o recebimento do artigo durante o mês de Outubro de 2005.

O artigo, escrito em português, espanhol ou inglês, deve conter as seguintes seções:

 

Artigo Científico: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões, Referências Bibliográficas e Agradecimentos.
Revisão de Literatura ou Comunicação: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, seções livremente formatadas dependendo dos objetivos do trabalho, Referências Bibliográficas e Agradecimentos.

Por favor, submeta três cópias do manuscrito seguindo as seguintes recomendações:

Número máximo de páginas (não incluídas fotos, gráficos e tabelas)

 

Artigo científico:
Revisão de literatura:
Comunicação:
Fonte:

Página de rosto:

25
40
5
Courier 12 points
Título, Autores e Agradecimentos
Para preservar o anonimato, os autores devem ser identificados apenas na página de rosto.
Citações devem ser feitas referindo-se ao autor e ano de publicação, sem notas de roda-pé.

Referências Bibliográficas

Liste cada referência em um parágrafo, em ordem alfabética sem numeração. Exemplos:

 

Livros
Kramer, P.J.; Kozlowski, T.T. (1971) Fisiologia das árvores. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 745p.
Capítulos de livros
Heichel, G.H.; Turner, N.C. (1976) Phenology and leaf growth of defoliated hardwood trees. In: Anderson, J.F.; Kaya, H.K. Perspective in forest entomology. New York: Academic Press. p.31-40.
Artigos em periódicos científicos
Wilde, S.A. (1968) Mycorrhizae and tree nutrition. Bioscience, v.18, p.482-484.
Artigos em anais de eventos científicos
Fluentes, A. et al. (1983) Ensaios com procedência de Eucalyptus, resultados após o primeiro ano de campo. In: SEMINÁRIO SOBRE REFLORESTAMENTO, Namaacha, 1983. Maputo: UEM/DEF, p.613-39.
Publicações institucionais (autores não identificados)
FAO. (1981) El eucalipto en la repoblacion forestal. Roma. 303p.

Tabelas and Figuras

Submeta todas as tabelas e figuras em folhas separadas, ocupando o máximo de área possível na folha. Prepare uma lista das tabelas e figuras numeradas e identificadas pelos títulos em uma folha separada. A localização desejada das figuras e tabelas deve ser indicada no texto com uma chamada entre dois parágrafos: "Aqui figure 2"; "Entre tabela 4" etc.

Fotografias

Tamanho das fotografias: 10 x 15 cm (4 x 6 polegadas), bom contraste, de preferência não coloridas e numeradas no verso. Apresente a lista de títulos das fotos em uma folha separada.

Manuscritos

Por favor, não entregue o manuscrito em formato digital. Anexe as tabelas, figuras e fotos em papel. Uma versão digital MS-Word será solicitada depois, quando o artigo for aceito. Entregue o manuscrito seguindo as recomendações apresentadas. Formatação especial – negrito, sublinhado, mudanças de tamanho de fonte – deve ser evitada. O itálico deve ser usado somente em nomes científicos.