Chave de Identificação de Espécies Florestais (CIEF)

[ Apresentação | Lista das Espécies | Chave de Identificação ]

Eucalyptus cloeziana F. Muell

Fruto Caule Folha

Divisão: Angiospermae
Classe: Dicotiledoneae
Subclasse: Archichlamydeae
Ordem: Myrtiflorae (Myrtales)
Família: Myrtaceae
Gênero: Eucalyptus
Subgênero: Idiogenes
Seção: Gympiaria
Série: Cloezianae
Espécie: E. cloeziana
Código Pryor e Johnson:
IAA:A
Tipo de casca: Bloodwood y Stringybark, Escamoso, marron escuro, fibrosa e um pouco macia.

O E. cloeziana é a espécie que tem um dos melhores crescimento no sul de Queensland, particularmente na área de Gympie, onde atinge 55 m de altura e 2 m de DAP, com excelente forma do tronco. Todavia isto varia com o sítio podendo ser tortuosa com menos de 10 m de altura. Ocorre de forma esparsa desde o leste de Queensland perto de Gympie até o norte, próximo de sul Cooktown. As latitudes são 15o 45' a 26o 15' Sul, as altitudes variam de 75 s 950 m (em uma pequena população em Hinchinbrool na Ilha de Cardwell, ocorre ao nível do mar). O clima é quente e subúmido a úmido, com temperatura média do mês mais quente entre 29 e 34o C, e a média das mínimas do mês mais frio, entre 5 e 18o C, podendo ocorrer fracas geados em até 5 dias por ano, isto nas baixas altitudes nas populações do norte. A precipitação pluviométrica média anual varia de 550 a 2.300 mm, concentrando-se no verão. O melhor desenvolvimento ocorre em solos argilosos e profundos de origem vulcanica, todavia ocorre também em solos de profundidade média e arenosos derivados de granito. Os solos são bem drenados e de baixa a média fertilidade. Ocorre em Floresta Aberta Alta e Floresta Aberta, e geralmente é a espécie é dominante. Ocorre associado com as espécies E. citriodora, E. crebra, E. acmenoides, E. resinifera, E. intermedia, E. grandis, Syncarpia glomulifera, Tristania conferta, Angophora costata e Casuaria tortuosa. A madeira é de alta densidade (0,820 g/cm3), durável e com ampla utilização. Densidade Básica = Db = 1,010 g/cm3.

As plantações estabelecidas fora da Austrália tem como finalidades principais: serraria, postes, escoras, estruturas, dormentes etc. Vem sendo considerada a melhor espécie para postes.
Tratando de uma espécie oriunda de zonas predominantes tropicais, ela é susceptível à geadas e não se adapta bem em regiões com deficiência hídrica severa. Aparentemente é susceptível a fogo rasteiro. Apresenta baixa capacidade por brotação de cepas.

Aparentemente a espécie exige solos de fertilidade média a boa, recomenda-se evitar locais com incidências de geadas, altitudes superiores a 1.600 m. e onde as deficiências hídricas sejam severas. E. cloeziana tem grã direita, textura plana (lisa).




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.