Chave de Identificação de Espécies Florestais (CIEF)

[ Apresentação | Lista das Espécies | Chave de Identificação ]

Eucalyptus pilularis Sm

Fruto Caule Folha

Ocorre naturalmente em New South Wales nas planícies litorâneas, e nas zonas montanhosas próximas ao litoral , estendendo-se sua ocorrência até ao sul de Queensland. Essa área situa-se entre as latitudes de 25°S a 37,5°S. As altitudes variam desde o nível do mar até 700m. A precipitação pluviométrica média anual varia de 1.000 a 1.500 mm. A distribuição das chuvas é do tipo uniforme durante o ano ou concentradas no verão. Nas áreas onde as chuvas concentram-se no verão, o período de seca pode ter a duração de 3 a 4 meses. Temperatura média das máximas do mês mais quente entre 29 a 32°C, e das mínimas do mês mais frio entre 5 a 6°C. As geadas ocorrem numa intensidade de 5 a 15 dias/ano.

A espécie, em sua zona de ocorrência , apresenta crescimento rápido e madeira com qualidade adequadas para: laminação, móveis, construções, dormentes, postes, moirões, escoras e caixotaria.

Poderá ser potencial para produção de celulose e papel. Em nossas condições a espécie apresenta suceptibilidade à geadas e às deficiências hídricas severas. É tolerante ao fogo mais apresenta baixa capacidade de regeneração por brotação.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.