Chave de Identificação de Espécies Florestais (CIEF)

[ Apresentação | Lista das Espécies | Chave de Identificação ]

Eucalyptus terenticornis Sm

Fruto Caule Folha

Espécie amplamente distribuída na Austrália. A zona de ocorrência natural compreende os Estados de Queensland, New South Wales, Victoria atingindo até Papua - Nova Guiné. Tão vasta área esta situada entre as latitudes de 6 a 38°S, as altitudes que podem variar desde o nível do mar até 1.000m no continente australiano. Em Papua - Nova Guiné pode ocorrer a 2.000 m de altitude. Precipitação pluviométrica média anual compreendida entre 500 a 1.500 mm. As chuvas poderão ser predominantes no verão ou no inverno. O período seco pôde atingir até 7 meses. A temperatura média das máximas do mês mais quente em torno de 22 a 32oC, e das mínimas do mês mais frio entre 2 a 12oC.Em relação às geadas podem não ocorrer ou ocorrer numa intensidade de 1 a 15 dias/ano.

A madeira é intensamente utilizada para serraria, estruturas, construções, postes, mourões e carvão.

O E. teriticornis e o E. camaldulensis são as espécies mais importantes para o reflorestamento em zonas tipicamente tropicais da África, e começam a despontar como potenciais para o Brasil. Em todos os estudos efetuados a espécie vem revelando boa resistência à pragas, doenças e à deficiências hídricas , boa capacidade de regeneração por brotação das cepas e tolerância ao fogo rasteiro.

O E. tereticornis poderá ser recomendado para plantio em todas as regiões, executando as áreas onde ocorram geadas intensas.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.