logo_express.jpg

Edição 05 – 27 de novembro de 2009_

Forestal Oriental é nova associada do IPEF
Empresa é referência em gestão sustentável na indústria de celulose do Uruguai

194 mil hectares de floresta plantada, cultivadas de forma sustentável, mais de oito mil hectares de áreas de preservação e reserva legal, e programas de monitoramento e educação ambiental, são alguns dos requisitos que fizeram da Forestal Oriental (FO) a nova associada do IPEF. Localizada na cidade de Paysandu, no Uruguai, a FO nasceu em 1990 e hoje é subsidiária da filial do grupo Botnia, em Fray Bentos, Rio Negro.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Forestal Oriental monitora o uso dos recursos e estuda os impactos ambientais de suas atividades. Seus programas de melhoramento genético incluem pesquisas na área de silvicultura e no controle de doenças e pragas, com a participação de universitários. Em razão desses estudos, a Forestal Oriental vai somar forças às pesquisas em ciência florestal realizadas no IPEF, além de possibilitar um intercâmbio de materiais e conhecimento científico com as demais associadas e com os programas cooperativos do Instituto.

Precursora na exportação de madeira e no investimento em plantações de eucalipto no Uruguai, a Forestal Oriental tem como base o Eucalyptus grandis e o E. dunnii. Foi a primeira empresa do país a receber certificação FSC (Forest Stewardship Council) em 2001, tendo sido recertificada em 2005. A FSC é uma organização internacional que promove a gestão sustentável das florestas do mundo todo.

hr.gif

Cruzamento com polinização controlada possibilita florestas seminais mais produtivas
IPEF vai comercializar sementes de E. spp. resultantes desse processo

sementes.jpgO Setor de Sementes e Mudas do IPEF iniciou um projeto de produção de sementes através de cruzamentos com polinização controlada, visando a obtenção de plantios seminais de Eucalyptus spp. O projeto se caracteriza por cruzamentos direcionados, que resultam em sementes monoclonais ou monoprogênies com maior nível de melhoramento e produtividade mais elevada em relação aos povoamentos florestais seminais oriundos de áreas de produção de sementes.

As matrizes utilizadas nos cruzamentos são clones comerciais de empresas associadas ao IPEF e progênies selecionadas em áreas de produção e pomares de sementes. O projeto está relacionado ao Programa Cooperativo de Populações Núcleos de Melhoramento (PCPN) e ao Programa Cooperativo de Novos Cultivares (PCNC).

A condução de plantios oriundos de sementes de cruzamento com polinização controlada é pouco utilizada a nível comercial. O Setor de Sementes e Mudas vai trabalhar na produção espécies puras e de híbridos, e viabilizar sementes e pólen como produtos. O IPEF irá disponibilizar o pólen e as sementes provenientes desses cruzamentos a pequenos e médios produtores de eucalipto no segundo semestre de 2010.

Para saber sobre a aquisição das Sementes IPEF, entre em contato pelos telefones (19) 2105-8615/9219-6648 ou pelo e-mail sementes@ipef.br.

hr.gif

Grupo de trabalho realiza reuniões para
nortear elaboração do Plano IPEF 2020

Público de interesse do instituto será ouvido para a definição de estratégias

Um grupo de trabalho foi formado no mês de novembro para elaborar o Plano de Pesquisa e Desenvolvimento IPEF 2020, que objetiva o planejamento de estratégias, táticas e ações que serão implementadas pelo Instituto entre 2010 e 2020.

Coordenado pelo engenheiro Admir Lopes Mora, o grupo está programando uma série de reuniões distintas, que envolverão representantes das empresas associadas, professores, pesquisadores e profissionais ligados ao IPEF e ao setor florestal. As sugestões, áreas prioritárias e metas definidas nesses encontros serão reunidas pelo grupo no plano. Dessa forma, o Instituto terá um plano participativo e construído com base nas indicações de seu público de interesse e reais necessidades de suas associadas e parceiros.

Essa iniciativa dá sequência às propostas discutidas no Workshop IPEF 2020, realizado em maio, quando professores e pesquisadores da área florestal das associadas apresentaram e discutiram temas que são prioritários do Instituto, definindo o estado da arte e tendências, que servirão como material auxiliar para a elaboração do plano final.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.