logo_express.jpg

Edição 07 – 23 de fevereiro de 2010_

PTSM completa 15 anos em 2010
Programa Cooperativo do IPEF sobre Silvicultura e Manejo foi importante para a expansão do sistema de cultivo mínimo em plantações de eucalipto e pinus

Um levantamento recente aponta que cerca de 85% das plantações florestais hoje são estabelecidas no sistema de cultivo mínimo. Pode-se dizer que uma reunião realizada pelo IPEF em 1995 contribuiu para esse percentual expressivo. Isso porque esta data marcou a criação do Programa Temático de Cultivo Mínimo (PTCM), com o objetivo de  demonstrar, cientificamente, a viabilidade de seu uso em plantações florestais. Em 1998, teve a denominação alterada para Programa Temático de Silvicultura e Manejo (PTSM), já que outros temas foram incorporados às pesquisas. Em 2010, o PTSM celebra, portanto, seu décimo quinto aniversário.

A idéia de criar o então PTCM partiu do professor José Leonardo de Moraes Gonçalves, que apostava no potencial do cultivo mínimo do solo. Gonçalves é coordenador científico do programa e atual chefe do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP. Também estiveram à frente dos trabalhos os engenheiros florestais Luiz Moro, Vanderlei Benedetti, Silas Zen e José Luiz Gava. Outros professores e pesquisadores tiveram papel importante na consolidação do programa, destacando-se Fernando Seixas, José Luiz Stape e Jean-Paul Laclau.

O experimento que deu origem ao PTCM foi instalado em uma área de reforma florestal de Eucalyptus grandis. Ele avaliou o quanto a queima, a remoção dos resíduos florestais, o preparo mínimo e intensivo do solo influenciava a ciclagem de nutrientes, a fertilidade do solo e o crescimento das árvores. Em 1996, o experimento foi integrado a uma rede internacional de pesquisa do Center for International Forestry Research (CIFOR).

Atualmente, a rede experimental do PTSM conta com 20 experimentos, que estão divididos nas áreas de fertilidade do solo e nutrição, conservação e preparo do solo, controle de qualidade de práticas silviculturais e viveiros florestais. A atual coordenação técnica do programa é formada por Ana Paula Pulito e José Carlos Arthur Junior. “As pesquisas são planejadas dentro de contextos regionais ou locais. Visamos minimizar a dependência tecnológica externa, tornando a silvicultura brasileira mais competitiva internacionalmente”, afirma o professor Leonardo.

Cultivo Mínimo

Forma não convencional de cultivo, a técnica de cultivo mínimo consiste na manutenção dos resíduos vegetais – serapilheira e sobras da colheita – sobre o solo, seguido do preparo localizado do solo nas linhas ou covas de plantio.

Esse sistema ganhou força no final da década de 80 e início da década de 90, quando se tornou necessária a adoção de procedimentos conservacionistas para o manejo do solo, como o mínimo revolvimento e exposição do solo e a abolição da queima como forma de limpeza dos terrenos.

Outros resultados

A publicação de dois livros, editados pelo IPEF, ilustra algumas das linhas de pesquisa do PTSM. São eles: “Nutrição e Fertilização Florestal” (org. Gonçalves & Benedetti, 2000), traduzido para o inglês como “Forest Nutrition and Fertilization” (trad. Ken McNabb), e “Conservação e Cultivo de Solos para Plantações Florestais” (org. Gonçalves & Stape, 2002).

 Nesses 15 anos, mais de 30 estudantes desenvolveram pesquisas dentro do programa, entre doutores, mestres e estagiários, resultando na defesa e na publicação de mais de 20 dissertações de mestrado e teses de doutorado.  Dessa forma, o PTSM tem funcionado como um consórcio eficiente de integração universidade-empresa.

Evento

A promoção de eventos também marca os 15 anos de atividades do PTSM, que realiza reuniões técnico-científicas, excursões internacionais, seminários, simpósios e cursos extras na área de silvicultura e manejo.

A 40ª reunião do programa acontece nos dias 15 e 16 de abril, em Ribas do Rio Pardo, MS, sob o tema “Controle de Plantas Daninhas” e é restrita às empresas ligadas ao PTSM.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br - ipef@ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.