logo_express.jpg

Edição 86 – 06 de outubro de 2015_

IPEF participa da abertura do ABTCP 2015

No dia 6 de outubro, no Transamérica Expo Center em São Paulo (SP), foi realizada a abertura do Congresso Internacional de Celulose e Papel (ABTCP 2015) com uma homenagem a Erling Lorentzen (92), fundador da Aracruz e uma das figuras mais emblemáticas do setor. A antiga Aracruz Celulose, hoje Fibria, foi uma das primeiras empresas do segmento no Brasil que serviu como referência de gestão para o ramo.

Na mesa de abertura estavam presentes o ministro Armando Monteiro Neto, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; Carlos Aguiar, ex-presidente e atual membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose e que presidiu, também, a Aracruz Celulose; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck.

Além destes, estava presente na cerimônia de abertura o prof. Luiz Ernesto George Barrichelo, representando Germano Aguir Vieira, presidente do IPEF, ao lado de Francisco Valério, presidente do Congresso; Elizabeth Carvalhaes, presidente da IBÁ e do ICFPA - International Council of Forest & Paper Associations; e Juan Carlos Villar, presidente do Riadicyp.

Sessão Florestal

Desde 2013, o IPEF é responsável pela Sessão Técnica Florestal durante o Congresso da ABTCP, que neste ano tratará sobre os organismos geneticamente modificados, a biossegurança e aspectos do melhoramento florestal no aumento da produtividade florestal brasileira.

Sob a moderação do prof. Luiz Ernesto George Barrichelo (IPEF), a sessão será realizada no dia 07 de outubro (segundo dia do evento) e contará com as palestras “Biossegurança de eucalipto geneticamente modificado”, por Giancarlo Pasquali (UFRGS), “Melhoramento, biotecnologia e o setor florestal brasileiro”, por Ana Gabriela M. Bassa (Arborgen), “Biotecnologia Florestal: benefícios esperados para o setor de celulose e papel”, por Eduardo J. Mello (FuturaGene), “Engajamento em EucaliptoGM: visão e abordagem da Fibria Celulose SA”, por Cesar Bonine (Fibria), “Legislação de biossegurança – CTNBIO”, por Antonio José L. C. Monteiro (Pinheiro Neto Advogados),  e “Sonhos, realidades e desafios para a biotecnologia florestal - comentários técnicos e resumo do dia”, por Celso Foelkel (Grau Celsius).

Mais informações estão disponíveis no site http://abtcp2015.org.br/

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.