logo_express.jpg

Edição 87 – 17 de novembro de 2015_

IPEF lança reimpressão do livro
"Conservação e Cultivo de Solos
para Plantações Florestais"

O IPEF acaba de lançar a reimpressão do livro "Conservação e Cultivo de Solos para Plantações Florestais", produzido pelo seu Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM). Em seus 15 capítulos, os autores descrevem suas experiências regionalizadas de conservação e preparo de solo, resultando em uma abordagem ampla das diversas situações ambientais e tecnológicas atualmente existentes no setor florestal brasileiro. Torna-se, assim um livro de interesse aos profissionais e estudantes das ciências do solo e florestal.

São apresentados dados de pesquisa e experiências práticas sobre a conservação e o cultivo de solos para o plantio de florestas homogêneas, como os florestamentos de Eucalyptus e Pinus, e os plantios mistos, como os reflorestamentos com espécies nativas em áreas de preservação permanente e reserva legal. Aborda-se a conservação e o cultivo do solo de forma que o melhor planejamento para a propriedade rural é aquele que considera a interdependência dos recursos florísticos, hídricos, edáficos, econômicos e tecnológicos na bacia hidrográfica e por um longo prazo, garantindo-se a sustentabilidade da produção florestal. Além disso, considera a preocupação crescente em obter produtos florestais com boa qualidade, florestas de elevada produtividade e rentabilidade, mas sem prejudicar a qualidade do ambiente. Destaca desta forma o grande esforço feito por pesquisadores e produtores para minimizar o revolvimento e exposição do solo, propiciando-lhe maior cobertura e proteção, ao mesmo tempo em que reduz a demanda enérgica e os custos de preparo. Tais objetivos elevaram a utilização de técnicas de preparo de solo mais conservacionistas, e que vêm se difundido rapidamente pelo setor florestal brasileiro nos últimos quinze anos

Mais informações e aquisição em http://www.livroceres.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=4072

Apresentação
(original de 2002)

Atualmente, as plantações florestais ocupam apenas 0,6% do território brasileiro, atendendo cerca de 30% da demanda nacional de madeira e atenuando a pressão predatória sobre as matas nativas. É neste contexto que este livro traz sua contribuição.

O prof. Leonardo, desde o início de sua carreira, se dedica ao estudo da fertilidade e manejo de solos florestais, tanto com exploração de plantações para fins industriais como para fins de preservação ambiental. Neste sentido, a partir de 1995 iniciou o PTSM (Programa Temático de Silvicultura e Manejo) junto ao IPEF, um programa cooperativo de P&D que congrega várias florestadoras de grande destaque tecnológico. Como professor, tem aprimorado muito seu método de ensino, valorizando e estimulando seus alunos a uma intensa vivência prática.

O prof. Stape, por sua vez, traz em sua bagagem ampla experiência pré-universitária, como gerente de pesquisa e consultor florestal. Concluiu recentemente seu PhD, desenvolvendo importantes inovações no campo da ecofisiologia e da modelagem da produção florestal. Tem sido muito ativo no aprimoramento da integração universidade-empresa.

Juntos editam esta preciosa obra, fruto de uma saudável integração da excelência teórica e prática, culminada pela interação de inúmeros profissionais num projeto comum, sem o que não seria viável ou tão abundante de boa informação. É notório o caráter holístico e integrado dos temas, primorosa referência para a difusão e atualização de conhecimentos.

Nossos cumprimentos aos colegas Leonardo, Stape e demais autores pelo feito, que, pela seqüência, profundidade e diversidade, recomendamos a estudantes, técnicos e pesquisadores.

Fábio Poggiani
Mário Ferreira
João Walter Simões

Professores Titulares
Departamento de Ciências Florestais – ESALQ/USP

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.