logo_express.jpg

Edição 88 – 02 de março de 2016_

Programa de Produtividade do Pinus no Brasil conta com novo coordenador científico

O Programa Cooperativo sobre Produtividade Potencial do Pinus no Brasil (PPPIB) estuda os fatores silviculturais, genéticos e ambientais que controlam o crescimento das plantações de Pinus tropicais e subtropicais pela manipulação dos recursos nutricionais, hídricos e da população em três sítios do Brasil e pelo uso de parcelas quadrigêmeas de inventário.

Para um maior controle dos seis projetos de pesquisa em andamento atualmente no PPPIB, desde o ano de 2015 o programa passa por uma reestruturação administrativa de sua equipe, o que resultou na contratação de uma profissional com dedicação exclusiva, a eng. Isabel Deliberali. Além disso, foi eleito um Conselho Técnico Administrativo (CTA) para representar as nove empresas filiadas ao programa, composto por James Stahl (Klabin), Rogério Salamuni (Florestal Vale do Corisco) e Reinaldo Hoinacki (Juliana Florestal).

Finalizando este processo, devido ao reconhecimento de seu histórico de pesquisa científica, com vislumbre das contribuições que poderia dar ao programa, aos projetos em andamento e na proposição de novas linhas de pesquisa, foi convidado para atuar como Coordenador Científico do PPPIB o prof. Mauro Valdir Schumacher (UFSM).

Schumacher possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) e doutorado em Ecologia e Nutrição Florestal pela Universitaet fuer Bodenkultur, em Viena na Áustria. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação em engenharia florestal desta universidade. Schumacher também é coordenador do Laboratório de Ecologia Florestal e atua como consultor das revistas “Ciência Florestal”, “Scientia Forestalis” (IPEF), “Floresta” (UFPR), “Ciência Florestal” e “Revista Árvore”, além de ser também editor chefe da revista “Ecologia e Nutrição Florestal”.


Prof. Schumacher durante atividade de campo

Na certeza de que esta parceria será muito profícua e que ampliará a visão dos resultados do PPPIB, o IPEF e as filiadas do programa agradecem ao prof. Schumacher o aceite do convite e toda colaboração com as pesquisas do Instituto!

Mais informações sobre o PPPIB estão disponíveis no site http://www.ipef.br/pppib/

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.