logo_express.jpg

Edição 97 – 28 de setembro de 2017_

IPEF e ABTCP realizarão
Sessão Temática Florestal

Promover diálogos abertos e francos em torno das inovações tecnologias e sobre o futuro dos processos produtivos da indústria de base florestal a partir do desenvolvimento do capital humano nas empresas. Esta é a proposta do 50º Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP que será realizado este ano de 23 a 25 de outubro, no hotel Unique, em São Paulo, SP. Este ano, excepcionalmente, a ABTCP foca seus esforços na transmissão de conhecimento através do Congresso, sendo a tradicional exposição industrial transferida para 2018.

Como de costume, desde 2012, o IPEF participará do Congresso através da coordenação da Sessão Temática Florestal, que será realizada no dia 24 de outubro. Esta sessão contará com as seguintes palestras: “Aplicação do sensoriamento remoto no manejo de florestas plantadas”, por Julia Fonseca Ferreira (Klabin), “Efeito do estresse hídrico, térmico e biótico na produtividade do eucalipto”, por Rafaela Lorenzato Carneiro (IPEF), e “Produtividade do Pinus no Brasil”, por Isabel Deliberali (IPEF).

Após estas palestras, está programado um Painel de Discussão sobre “As florestas plantadas e questões do futuro”, com os temas: “Aposentaremos a suta, definitivamente, a quantificação de florestas?”, por Luiz Carlos Estraviz Rodrigues (USP/ESALQ), “Chegaremos a avaliar as florestas apenas do alto?”, por Guerric Le Maire (CIRAD/França), “Quanto falta para a automação chegar para valer na atividade florestal?”, por Saulo Guerra (UNESP/Botucatu), “O que já conhecemos e o que esperar dos efeitos das variações climáticas sobre as florestas?”, por Marco Aurélio Figura (Klabin), e “A certificação exigirá novos modelos de entendimento do papel das florestas?”, por Estevão Braga (Suzano Papel e Celulose)

Mais informações, a programação completa do Congresso, e as inscrições, estão disponíveis no site www.abtcp2017.org.br.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.