logo_express.jpg

Edição 100 – 18 de dezembro de 2017_

IPEF comemora 10 anos de
criação do Programa Cooperativo
sobre Certificação Florestal (PCCF)

Estar atento as mudanças nos diversos sistemas de certificação existentes no setor florestal sempre foi um desafio para as empresas. Este desafio se tornou ainda maior quando surgiram as restrições ao uso de pesticidas em florestas certificadas pelo FSC®. Para atender a esta crescente demanda, em julho de 2007, o IPEF criou seu Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal, que rapidamente expandiu a sua atuação cobrindo atualmente todos os assuntos pertinentes às certificações FSC e PEFC/Cerflor, tanto no âmbito técnico quanto no estratégico.


Primeira reunião do PCCF em 2007

Hoje, o PCCF conta com 38 empresas filiadas, que manejam 64% de toda a área certificada FSC no Brasil, uma clara demonstração de sua ampla representatividade.

Desde sua criação, a agenda de químicos é o destaque dentre as conquistas do PCCF. José Luis Maia, um dos principais apoiadores da criação do programa no IPEF, destaca que “com o PCCF, as empresas realizaram intensa articulação, com forte engajamento da academia e da representação setorial da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), viabilizando o cenário atual para o uso de pesticidas no manejo de plantações florestais”.

Do ponto de vista estratégico, Guilherme de Andrade Lopes (Imaflora), primeiro coordenador executivo do PCCF, enfatiza o importante papel do programa nas Assembleias Gerais do FSC, que é a mais alta instância para tomada de decisão do sistema. “Todo o trabalho de articulação do programa junto às empresas contribuiu substancialmente para que, assembleia após assembleia, aumentasse a representação brasileira em termos quantitativos e qualitativos. E, com isso, os interesses do Brasil em termos econômicos, sociais e ambientais, associados à certificação florestal, bem como particularidades do manejo florestal de empresas de plantações no Brasil, passaram a fazer parte de importantes pautas e a serem mais bem compreendidos em todo o mundo”, destaca Guilherme.


PCCF presente na Assembleia Geral do FSC de 2011

Hoje comemoramos 10 anos de uma iniciativa com um grande potencial de crescimento e, ainda jovem, já reconhecida pela credibilidade e contribuição significativa às empresas e sociedade”, disse o atual coordenador do Comitê Técnico Administrativo do PCCF, João Carlos Augusti (Fibria).

O IPEF agradece todas as empresas filiadas, coordenadores e estagiários do PCCF que já passaram pela equipe, pela confiança e dedicação, que vem continuamente propiciando importantes conquistas para a certificação do setor florestal brasileiro. E que venham os próximos 10 anos com mais desafios e conquistas!  Mais informações sobre o PCCF estão disponíveis no site do IPEF em www.ipef.br/pccf/

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.