logo_express.jpg

Edição 105 – 28 de setembro de 2018_

IPEF é destaque em principal evento científico sobre plantios de eucalipto no mundo

Foi realizado em Montpellier, na França, o IUFRO Eucalyptus 2018, considerado o principal evento sobre plantios de eucalipto no mundo. Organizado pela IUFRO (International Union of Forest Research Organizations), com apoio do Cirad (Centre de coopération internationale en recherche agronomique pour le développement), durante o período de 17 a 22 de setembro, o evento contou com a participação de mais de 220 pesquisadores de 31 países.

O IPEF esteve presente com uma delegação composta por dirigentes, líderes científicos, coordenadores de programas cooperativos, representantes de instituições colaboradoras de pesquisa e estudantes, que participaram com a apresentação de resultados de pesquisas conduzidas no Instituto. Além destes, destacam-se as presenças de vários representantes de empresas associadas do Instituto e filiadas aos programas cooperativos.


Visita de campo durante o IUFRO Eucalyptus 2018

Os trabalhos do IPEF foram apresentados em todas as sessões do evento, que abordaram serviços ecossistêmicos e estratégias para enfrentar estresses abióticos e bióticos. Foram apresentados 18 trabalhos em formato de pôsteres, oito trabalhos na seção de comunicação oral, além de “apresentações relâmpagos" durante o evento. Os trabalhos são resultados dos projetos desenvolvidos pelos programas cooperativos sobre Estresses Hídrico, Térmico e Biótico (TECHS); Melhoramento Florestal (PCMF); Monitoramento e Modelagem de Microbacias (PROMAB); Proteção Florestal (PROTEF) e Silvicultura e Manejo (PTSM).

Além dos trabalhos diretamente apresentados pelo IPEF, outras instituições parceiras, como o Cirad, apresentaram diversos estudos apoiados pelo Instituto. A participação neste evento foi produtiva, evidenciando o nível das pesquisas realizadas pelo IPEF e pelo setor florestal brasileiro. A próxima edição deste evento está prevista para 2022, no Uruguai.

Sobre a IUFRO: A Organização Internacional das Instituições de Pesquisa Florestal (IUFRO). É uma rede global que reúne mais de 15 mil cientistas de 700 instituições, em mais de 110 países.

Sobre o Cirad: O Cirad (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento) é uma instituição que atua em temas importantes como segurança alimentar, mudanças climáticas, gestão de recursos naturais, redução de desigualdades e combate à pobreza. É parceiro do IPEF em pesquisas sobre fluxo de carbono, uso de recursos naturais e sustentabilidade florestal.

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.