Núcleo de Pesquisas Genômicas em Espécies Florestais (NPGEF)
Memória do 1º Workshop sobre Genômica em Florestas

IPEF/LCF/ESALQ/USP
22 de Agosto de 2000
Piracicaba - São Paulo - Brasil

A. Objetivos do Workshop

  • Fornecer aos profissionais da área florestal uma visão atual do uso da genômica em agricultura e sua potencial utilização em florestas.
  • Discutir com as empresas associadas ao IPEF a potencialidade e o interesse do desenvolvimento de um projeto em genômica, em associação com a FAPESP - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo.
  • B. Resumo das Atividades

    Os Projetos Genoma FAPESP: Passado, Presente e Futuro
    José Fernando Perez - FAPESP

    O Prof. Perez apresentou o primeiro Projeto Genoma financiado pela FAPESP, o da Xyllela fastidiosa. O seqüenciamento da Xyllela está terminado e originou a publicação de um artigo de capa da revista científica Nature. O Prof. Perez ressaltou a importância da publicação deste trabalho, que colocou o Brasil numa posição de destaque no cenário da genômica mundial. A seguir, o Prof. Perez comentou sobre os Projetos Genoma financiados pela FAPESP, em andamento: O "Projeto Genoma Funcional da Xyllela" está dando continuidade às descobertas feitas pelo projeto de seqüenciamento do genoma deste organismo. O "Projeto Genoma da Cana-de-Açúcar" está entrando em sua fase final e cerca de 50 mil genes já foram identificados. O Projeto Genoma da cana é o maior projeto genoma do tipo EST do mundo, em número de seqüências. O "Projeto Genoma Humano do Câncer" têm apresentado resultados relevantes que complementam o Projeto Genoma Humano de forma significativa. Outros projetos em início de operação como o da "Xyllela da videira" e alguns com início previsto para breve como o da "Leifsonia" também foram mencionados. O Prof. Perez encerrou salientando que a FAPESP tem o maior interesse em apoiar iniciativas na área de genômica de florestas.

    Genômica: Uma Ciência Emergente
    Andrew Simpson - Instituto Ludwig

    O Prof. Simpson complementou as informações sobre os Projetos Genoma da FAPESP, fornecidas pelo Prof. Perez. O Prof. Simpson detalhou aspectos técnicos de cada Projeto Genoma, salientando as diferenças na abordagem e características de cada projeto. Foram ressaltadas inovações técnicas, como a tecnologia ORESTES de geração de seqüências e o aumento da massa crítica na área de genômica, como outros produtos das iniciativas em genômica da FAPESP. O Prof. Simpson insistiu na grande capacidade competitiva do Brasil na área de genômica em relação ao resto do mundo.

    Projeto EST de Cana-de-Açúcar: A experiência da Copersucar
    William Lee Burnquist - Copersucar

    O Dr. William Burnquist apresentou detalhes da organização e operacionalidade do Projeto Genoma da Cana-de-Açúcar. Foi salientada a importância da ligação dos programas biotecnológicos com os programas de melhoramento tradicionais dentro da empresa. O Dr. William apresentou ainda resultados preliminares do Projeto Genoma da cana. Mais de 200 mil seqüências foram geradas pelo projeto, permitindo a identificação de cerca de 67 mil genes. Ao menos 162 genes estariam ligados à síntese de carboidratos, característica de interesse para o setor produtor de açúcar e álcool. Também mereceu destaque a possibilidade de identificação de genes pela expressão diferencial através da técnica de microarray que utiliza material genético de plantas submetidas à diferentes condições ambientais. O Dr William avalia como positiva a experiência da Copersucar na participação de um Projeto Genoma.

    Núcleo de Pesquisas Genômicas em Espécies Florestais
    Marcelo Carnier Dornelas - ESALQ/USP

    O Dr. Marcelo Dornelas lançou oficialmente o Núcleo de Pesquisas Genômicas em Espécies Florestais (NPGEF), um centro virtual de disseminação de informações na área de genômica em florestas. A home-page do Núcleo dispõe de uma biblioteca virtual e conexões para outras páginas de iniciativas do setor acadêmico e privado em genômica. A home-page do NPGEF faz parte do site IPEF On Line (http://www.ipef.br) e pode ser acessada no endereço http://www.ipef.br/melhoramento/genoma/.

    Aplicações da Genômica no Setor Florestal
    Carlos Alberto Labate - ESALQ/USP

    O Prof. Labate descreveu e comentou algumas aplicações das informações geradas por um projeto genoma na área de florestas. O Prof. Labate ressaltou a possibilidade da geração de informações moleculares para várias vias metabólicas, incluindo as de interesse silvicultural, passíveis de serem manipuladas artificialmente, como produto de um projeto genoma. Foram ressaltadas a criação de bibliotecas específicas de determinados tecidos de árvores e a aplicação da técnica de microarrays para a obtenção de uma correlação entre grupos de genes e características de interesse. O Prof. Labate comentou ainda alguns aspectos de projetos genoma na área de florestas em andamento em outros países.

    Projeto Genoma: Organização e Infra-Estrutura
    Helaine Carrer - ESALQ/USP

    A Profa. Helaine Carrer detalhou a organização do novo programa na área de genômica da FAPESP, o "Agricultural and Environmental Genomes", dentro do qual um sistema de geração de seqüências foi formatado como uma "cooperativa" que conta com Unidades Seqüenciadoras (Sequencing Units, SU) que possuem laboratórios associados para alimentar aparelhos de alta capacidade de seqüenciamento. A Profa. Helaine comentou ainda sobre as funções e responsabilidades dos vários níveis de organização de um Projeto Genoma financiado pela FAPESP.

    C. Debate com as Empresas Associadas ao IPEF

    O Prof. Carlos Alberto Labate - ESALQ/USP - foi o moderador da sessão. Os representantes das empresas presentes (ver lista em anexo) apoiaram de forma unânime a iniciativa do IPEF em organizar um Projeto Genoma na área de Florestas, em colaboração com a FAPESP. Os participantes reconheceram várias potencialidades da aplicação das metodologias na área de genômica para a resolução de problemas específicos do setor florestal. Algumas questões referentes à manipulação dos dados gerados, custo total do projeto e a identidade de um possível coordenador geral, foram levantadas. Decidiu-se que alguns aspectos técnicos do projeto serão discutidos no próximo workshop, agendado para o dia 30 de agosto de 2000. Para tal, um questionário contendo alternativas destes aspectos técnicos será enviado aos participantes.

    D. Lista de participantes do Workshop

    Andrew J. G. Simpson - INSTITUTO LUDWIG
    Bianca Rodrigues Moura - IPEF
    Carlos Alberto Labate - ESALQ/USP
    Celso Luís Marino - FCA/UNESP/Botucatu
    Cesar A. V. Bonine - VOTORANTIM
    Cláudia Barros Monteiro Vetorello - ESALQ/USP
    Daria Pimenta de Oliveira - CHAMPION
    Dirce Maria Carraro - ESALQ/USP
    Eduardo José de Mello - SUZANO
    Edward Fagundes Branco - IPEF
    Fábio Poggiani - ESALQ/USP
    Fábio Luís Brum - CHAMPION
    Francisco de Assis Ribeiro - RIPASA
    Helaine Carrer - ESALQ/USP
    Israel Gomes Vieira - IPEF
    Ivone S. N. Fier - KLABIN
    João Flávio da Silva - BAHIA SUL
    José Fernando Perez - FAPESP
    José Otávio Brito - IPEF/ESALQ/USP
    Julio Matos - ESALQ/USP
    Luiz Eduardo Aranha Camargo - ESALQ/USP
    Luiz Lehmann Coutinho - ESALQ/USP
    Manoel de Freitas - CHAMPION
    Marcelo C. Dornelas - ESALQ/USP
    Maria Cecília Rodini - IPEF
    Mário Ferreira - ESALQ/USP
    Osni A. Sanches - SUZANO
    Rodrigo Zillo Giovantti - LWARCEL
    Shinitiro Oda - SUZANO
    Valério Cosme S. Tibúrcio - DURATEX
    Walter de Paula Lima - ESALQ/USP
    William Lee Burnquist - COPERSUCAR
    Yara Mosca - LWARCEL

    E. Questionário sobre o interesse Empresarial Florestal na área de Genômica de Florestas

    Com base nas discussões e deliberações do I Workshop sobre Genômica em Florestas, realizado em 22 de agosto de 2000, solicitamos o preenchimento desse questionário. As respostas direcionarão as atividades do "II Workshop sobre Genômica em Florestas", confirmado o próximo dia 30 de Agosto em Piracicaba, no IPEF, a partir das 8 horas e 30 minutos.

    Contato

    Marcelo Carnier Dornelas (coordenador do NPGEF): mcdornel@carpa.ciagri.usp.br




    Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
    Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
    CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
    Reprodução permitida desde que citada a fonte.