Associadas Forestal Oriental e Montes Del Plata recebem participantes de visita técnica internacional
12/05/2011

Foi realizada entre os dias 01 e 07 de maio, a reunião e visita técnica internacional – “Desafios do melhoramento e da propagação vegetativa na silvicultura atual” na Argentina e Uruguai que teve como objetivo discutir os desafios do melhoramento e da propagação vegetativa com a inserção de novos materiais para serem trabalhados “puros” ou na hibridação com as espécies já utilizadas em larga escala. A viagem foi promovida pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), e coordenada por Carmelo Centurion (Forestal Oriental), Israel Gomes Vieira (IPEF), Martin Marco (INTA), Karina de Lima (consultora do IPEF), Monica Heberling (Montes Del Plata), Paulo Henrique Muller da Silva (IPEF) e a participação de 22 pessoas, entre elas engenheiros florestais, biólogos, professores e profissionais do ramo florestal, representando empresas associadas ao IPEF (ArcelorMittal BioFlorestas, Arborgen, Duratex, Stora Enso, Suzano, Klabin, Forestal Oriental e Montes Del Plata), empresas não associadas (Tecnoplant, Hydroplan e Weyerhaeuser), universidades (Esalq/USP e Unesp) e institutos de pesquisa (IPEF e SIF).

No Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), unidade Castelar, aconteceram as apresentações de Martin Marco (EEA INTA Concórdia) sobre o Programa Nacional Florestal e sobre os projetos de melhoramento genético do INTA, de Pablo Pathauer (Instituto de Recursos Biológicos) que exibiu o programa de melhoramento de eucaliptos para a região dos pampas (E. globulus e E. vitaminalis) e de Susana Marcucci Poltri (Instituto de Biotecnologia) sobre a genômica aplicada aos programas de melhoramento de eucaliptos.

No terceiro dia os participantes visitaram a unidade EEA Concepción Del Uruguai, localizada a 390 km de Buenos Aires, que possui especialistas no melhoramento clássico de genética quantitativa e biotecnologia integrada à estação de melhoramento do Instituto, onde são realizados testes clonais de espécies e híbridos interespecíficos de eucaliptos para regiões de clima temperado úmido. No período da tarde, aconteceu a apresentação do Programa de Melhoramento do E. grandis, ministrada por Leonel Harrand na empresa Beyga Humaita, parceira do INTA na montagem de pomares de E. grandis, E. dunni e E. saligna.

Na visita ao Uruguai, na empresa Forestal Oriental da cidade de Paydandy, foram discutidos mais temas ligados ao melhoramento, com as apresentações “Desafios da clonagem no melhoramento - Papel da cultura de tecido na Silvicultura”, por Antônio Natal Gonçalves (Esalq/USP), “O estado da arte e tendências para a otimização da rizogêneze de Eucalyptus”, por Marcelino de Almeida (Esalq/USP), “Desafio do melhoramento e tendências: novas fronteiras; mudanças climáticas; pragas e doenças etc”, por Paulo Henrique Muller da Silva (IPEF) e “Interação da genômica com a genética quantitativa no melhoramento clássico”, por Mario Moraes (Unesp). No período da tarde os participantes visitaram o viveiro da empresa.

No penúltimo dia, na associada Montes Del Plata, aconteceu a visita ao viveiro, aos ensaios híbridos de eucalipto onde são realizados os testes clonais, a avaliação de progênies e os testes de progênie de E. benthamii. Os participantes observaram que a empresa utiliza recipientes biodegradáveis em vez dos tubetes tradicionais, resultando ganhos operacionais importantes.

O último dia foi dedicado a visita à empresa Mundial Forestacion, onde foi apresentado o programa de melhoramento de E. globulus, que tem como objetivo fornecer matrizes, viveiros de pólen e sementes para empresas brasileiras.

Durante a viagem também foi apresentado o projeto do Programa de Enraizamento, que visa obter e estudar soluções para as dificuldades encontradas em campo nos climas frios para que possam ser implantadas no estado de São Paulo.


Participantes da viagem em visita de campo

Temas Relacionados: Melhoramento, Argentina, Uruguai, Visita




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.