IPEF aprova pedidos de quatro novas associadas
26/08/2011

Em reunião do Conselho Deliberativo, realizada na última terça-feira (23/08), foram deferidos os pedidos de associação de quatro novas empresas ao IPEF, a saber ArcelorMittal BioEnergia, Gerdau Aços Longos, Eldorado Brasil e Alto Paraná (da Argentina). Com estas novas admissões, o IPEF passa a ter 27 empresas como associadas, com participação expressiva no cenário nacional e internacional.

ArcelorMittal Bioenergia

A ArcelorMittal BioEnergia tem seu negócio orientado para a produção e comercialização de biorredutor sólido (carvão vegetal), madeira, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Suas áreas estão localizadas nos municípios de Itamarandiba, Capelinha, Veredinha, Turmalina, Minas Novas e Carbonita. Possui uma área de aproximadamente 126.000 hectares, dos quais mais de 33.000 hectares são de áreas de conservação/proteção. Com práticas cada vez mais avançadas, as atividades da empresa têm o menor impacto ambiental possível. Além disso, são realizados vários programas, como monitoramento da biodiversidade, monitoramentos hídricos para avaliar a quantidade de água e a influência das atividades da empresa nesse recurso, programa de recuperação de área degradada, reutilização e reciclagem de resíduos e projetos de crédito de carbono fazem parte do dia a dia das atividades da empresa.

Gerdau Aços Longos

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui mais de 40 mil colaboradores e presença industrial em 14 países, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma anualmente milhões de toneladas de sucata em aço. A empresa conta com 150.000 ha de florestas plantadas no estado de Minas Gerais para o abastecimento de quatro unidades fabril (Barão de Cocais, Contagem, Sete Lagoas e Divinópolis), com uma entrega anual prevista para 2013 de 3.200.000 MDC/ano. As áreas de preservação da empresa totalizam 5,6 mil hectares em áreas de Reserva Legal ou de Preservação Permanente e aproximadamente 7,7 mil hectares são de Matas Nativas.

Eldorado Brasil

A Eldorado Celulose e Papel têm o projeto de construção da maior fábrica de celulose do mundo – que teve sua pedra fundamental lançada no dia 15 de junho de 2010. O investimento estimado de R$ 4,8 bilhões alia a adoção das melhores tecnologias disponíveis com uma gestão de projeto focada na sustentabilidade dos processos industriais e florestais. Após sua conclusão, prevista para o final do segundo semestre de 2012, a indústria terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas por ano de celulose branqueada. O destino dessa produção – que utilizará como matéria prima a madeira de florestas plantadas de eucalipto – é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Norte, Europa e Ásia. Para isso, a Eldorado tem o projeto de plantar 210 mil hectares de eucalipto ao longo dos próximos 7 anos, sendo 30 mil ha/ano, nos municípios de Três Lagoas, Selviria, Aparecida do Tabuado, Paranaíba, Inocência, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Brasilandia, Santa Rita do Pardo e Bataguaçu.

Alto Paraná S.A.

A Alto Paraná foi criada em 1976 e passou a fazer parte do grupo Arauco em 1996. Ela contém uma área florestal composta por plantios nas regiões de Misiones, Buenos Aires e Santa Fé, na Argentina, com aproximadamente 257.700 hectares, das quais 48% correspondem a florestas nativas e os demais de plantações florestais de Pinus, Salix, Populus, Eucalipto e Araucarias. A grande prioridade da empresa é a pesquisa com o objetivo de maximizar a qualidade, a produtividade e o rendimento de todos os seus processos produtivos e industriais, em pleno equilíbrio com o meio ambiente, trabalhadores e comunidade.


Reunião do Conselho Deliberativo, realizada em 23/08

Temas Relacionados: Associadas, Reunião, Conselho, ArcelorMittal, Gerdau, Eldorado, Alto Paraná




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.