IPEF visita as instalações do Projeto Eldorado
03/11/2011

A Eldorado Brasil que já fazia parte do Programa Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico (TECHS) e agora faz parte do grupo de empresas associadas do IPEF desde o dia 28 de agosto , tem o projeto de construção da maior fábrica de celulose em linha única do mundo, com a produção de 1.500.000 toneladas ao ano.

Como parte do processo de admissão de novas empresas associadas, foi realizada uma visita com a presença do presidente do conselho deliberativo do IPEF, Armando José Storni Santiago, do diretor executivo, Luiz Ernesto George Barrichelo e do coordenador do setor de sementes e mudas, Israel Gomes Vieira, que foram recebidos nas instalações da fábrica no município de Três Lagoas (MS) pelo Diretor Florestal da Eldorado, Germando A. Vieira e pelo Gerente Geral da Fábrica, Guilherme Araújo, entre outros engenheiros da empresa. Na oportunidade foram apresentados os planos e projetos da nova associada, informações operacionais sobre o IPEF e interesses sobre os diferentes programas cooperativos.

Durante o período de 05 a 07 de setembro, os visitantes conheceram as instalações da fábrica em construção e o viveiro de produção de mudas, em Andradina (SP), que tem a capacidade de produção de 50 milhões de mudas clonais de eucalipto por ano.

O projeto, que tem como data prevista para o término em novembro de 2012, está gerando 7.000 empregos na fase de obras, 850 diretos na operação, e na fase fabril irá empregar cerca de 1.000 funcionários diretos na fábrica e 2.500 funcionários na florestal. O destino da produção da celulose branqueada – que utilizará como matéria prima a madeira de florestas plantadas de eucalipto – é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Norte, Europa e Ásia. Para isso, a Eldorado tem o projeto de plantar 210 mil hectares de eucalipto ao longo dos próximos 7 anos, sendo 30 mil ha/ano, nos municípios de Três Lagoas, Selviria, Aparecida do Tabuado, Paranaíba, Inocência, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Brasilandia, Santa Rita do Pardo e Bataguaçu.


Temas Relacionados: Eldorado, Visita




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.