Escolhidos os participantes do ciclo 2012 do Programa de Preparação de Gestores Florestais
19/12/2011

A etapa de seleção dos participantes do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF) 2012 foi finalizada. “O nível dos participantes superou as expectativas e foi difícil fazer a seleção, pois as diferenças foram mínimas. Alguns candidatos que não foram selecionados possuem excelente currículo, porém com fortes tendências em seguir o ramo acadêmico”, afirma o coordenador do programa, Admir Lopes Mora. Os selecionados foram: Alcides Pereira Santos Neto, Breno Ricardo Bonin Góiz, Bruno Vasconcelos Amaral Rodrigues, Cristina Pierroti Aun, Daniela Letícia Nones, Diellen Lydia Rothbarth, Edimar Domingos Filho, Erick Gonçalves Andrade, Felipe Stock Vieira, Gabriela Leila Berto, Guilherme Cândido da Silva, Gustavo Endrigo de Sá Fonseca, Helena Furtado Pessoa de Mendonça, Henrique Neyffer de Souza, Katiuscia Fernandes Moreira, Lucas do Nascimento Ferreira, Mellory Zampronho Ferronato, Roberto de Jesus Fabbrocini Gonçalves, Rodolfo Manoel Lemes da Costa e Tauan Bonin Góiz.

Em paralelo, também foi confirmada a participação dos profissionais que atuarão no Programa. Este ano integrarão o PPGF seis módulos: integração (apresentação das empresas mantenedoras do programa), recursos humanos (temas relacionados com inter-relações pessoais, comunicação e administração de conflitos), finanças (temas relacionados com orçamentos e custos), processos produtivos (dos produtos celulose, chapas, carvão e controle de qualidade), socioambiental (temas relacionados com legislação florestal, certificação florestal e relações com as comunidades) e estratégico (com temas que procuram abordar as tendências nos diferentes segmentos florestais). Outra diferença em relação ao ciclo anterior, é que o módulo “processos produtivos” será realizado nas dependências das empresas Klabin, Masisa e Valor Florestal. As visitas durante os outros módulos serão às empresas Duratex, International Paper e Fibria, além da Estação Experimental de Anhembi.

O primeiro ciclo do programa, realizado entre janeiro e março desse ano, contou com 39 dias de atividades nas instalações da unidade Monte Alegre inclusive apresentações de trabalhos individuais, coletivos e visitas a seis grandes empresas do setor florestal (Fibria, Suzano, Duratex, Cenibra, ArcellorMittal BioEnergia e International Paper), onde os futuros engenheiros conheceram diferentes aspectos de plantios florestais produtivos, sistemas de produção de chapas de madeira, celulose e carvão, além de detalhes intrinsecamente ligados ao setor florestal.

O segundo ciclo do programa será realizado entre os dias 09 de janeiro e 17 de fevereiro de 2012, na unidade Monte Alegre do IPEF, e contará com a presença de diretores, gerentes e profissionais qualificados de diferentes áreas das empresas apoiadoras, (ArcellorMittal Bioflorestas, Bahia Specialty Celulose, Caxuana, Cenibra, Duratex, Fibria, International Paper, Klabin, Masisa, Suzano, Veracel, Eldorado Celulose e V&M), além de profissionais convidados que tenham reconhecidamente contribuído para o desenvolvimento do setor florestal e professores de diferentes universidades nacionais e internacionais. Mais informações sobre o PPGF no site www.ipef.br/gestores.


Participantes do PPGF 2011 em visita de campo

Temas Relacionados: PPGF, Gestores




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.