IPEF encerra segundo ciclo de Preparação de Gestores Florestais
06/03/2012

No dia 16 de fevereiro foi finalizado o segundo ciclo do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF 2012), com a participação de 18 engenheiros florestais recém-formados provenientes de várias universidades brasileiras, e com a colaboração de professores, pesquisadores e profissionais com grande experiência na área.

Em seu encerramento, os engenheiros participantes puderam apresentar trabalhos individuais, e homenagearam três palestrantes: Celso Foelkel, Andreia Manera e Maria José Brito Zakia. Na platéia estavam profissionais das empresas patrocinadoras, principalmente, da área de Gestão de Pessoas, interessados em observar os participantes e, dentro das possibilidades, convidar alguns para participar do processo seletivo em suas empresas, ou até mesmo, serem contratados para trabalhar imediatamente.

Conforme já divulgado, o PPGF foi patrocinado por 12 empresas florestais (Bahia Specialty Celulose, Caxuana, Cenibra, Duratex, Eldorado Brasil, Fibria, International Paper, Klabin, Masisa, Suzano, Veracel e V&M Florestal). Além do apoio financeiro, as empresas também deram suporte profissional, permitindo que vários de seus funcionários participassem do programa apresentando palestras. Diretamente foram 54 profissionais e mais 4 professores de diferentes universidades do Brasil e também dos Estados Unidos.

Com mais de 300 horas em 35 dias, seus módulos foram ministrados nas dependências do IPEF Monte Alegre, com palestras e atividades dividas em: Gestão de Pessoas, Finanças, Processos, Sócio Ambiental e Estratégico. Também foram realizadas visitas a seis empresas do setor florestal (Fibria, Valor Florestal, Duratex, Masisa, Klabin e International Paper).

Na Masisa, os participantes foram recebidos pelo atual diretor florestal, Altacir Costa e sua equipe, que apresentaram as informações da área florestal e a fábrica. Na Valor Florestal, o diretor florestal Edson Antonio Balloni fez a apresentação “Contador de Causos” onde foi possível conhecer a empresa e diferentes momentos da vida profissional do diretor, além de mensagens motivadoras aos participantes. Posteriormente, foram mostradas informações sobre o sistema de manejo e inventário, e em campo foi visto a colheita da floresta de pinus com diferentes sortimentos.

Já na unidade da Fibria, em Jacareí, foi possível ver as operações de colheita em campo, onde os engenheiros Rafael Oliveira de Azevedo e Otávio Guimarães apresentaram todas as atividades em área acidentada. Na Duratex o engenheiro Raul Chaves apresentou o viveiro e o sistema de pesquisa e desenvolvimento da empresa e na Internacional Paper, Eduardo Possemai gerente de silvicultura, mostrou aos participantes o plantio em área plana. Na Klabin, junto com o gerente de operações florestais Cassiano Schneider e das responsáveis pela sustentabilidade e melhoramento genético de eucalipto, Ivone Fier e Regiane Estopa, foram visitados os processos produtivos florestal e de celulose.

Como no ciclo anterior, um dos destaques adicionais do PPGF foi vivenciar experiências como gestão entre pessoas e as tendências de mercado. Alcides Pereira Santos Neto, um dos participantes, relata que “o PPGF, através de um formato inovador e dinâmico, agregou competências que nos diferencia no setor florestal, além de possibilitar a troca de experiências com engenheiros de diferentes lugares do Brasil. Por isso participar do Programa possibilitou uma compreensão mais profunda e atualizada do setor florestal”.

Já para Daniela Letícia Nones “a graduação foca o lado técnico, e o PPGF serve pra formar gestores. Foi uma oportunidade de ouro, do lado profissional por ter proporcionado essa troca de informações com várias empresas, e do lado pessoal por conhecer melhor o meu perfil, pois pude definir exatamente em que área eu quero trabalhar futuramente!


Participantes do segundo ciclo do PPGF

Temas Relacionados: PPGF, 2012, Gestores




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.