PCSN e Suzano participam de projeto sobre controle de eucalipto
06/03/2012

Após a metodologia do experimento sobre métodos e doses para a morte de árvores em pé, desenvolvida pela Suzano, ter sido aprovada, o Programa Cooperativo de Silvicultura de Nativas (PCSN) realizou uma visita a áreas deste estudo, com o objetivo principal de definir o método mais adequado de controle de eucalipto em áreas destinadas à conservação, quando não for possível a retirada por meio de colheita.

Especificamente, o PCSN pretende avaliar a eficácia de diferentes produtos químicos sobre o eucalipto e definir custos e rendimentos do trabalho da equipe operacional nos diferentes métodos de controle. Além disso, é necessário definir uma estrutura e protocolo para a operacionalização do controle do eucalipto (tamanho de equipe, frequência e prazo para monitoramento e repasse, classes de tamanho com métodos e materiais).

No caso do experimento instalado na Suzano houve uso da cavadeira, aproveitando a experiência e a prática desenvolvida pela equipe da empresa. As análises preliminares demonstram que o uso da cavadeira tem se mostrado mais eficiente operacionalmente que outros métodos já testados. O projeto pretende agora definir qual a melhor dose e qual o produto ideal para este controle. Este resultado deve sair até julho de 2012.


Controle do eucalipto com uso da cavadeira

Temas Relacionados: PCSN, Silvicultura, Nativas, Controle, Eucalipto




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.