Diálogo Florestal lança versão em inglês de publicação sobre a silvicultura e a água
12/05/2011

Com o mesmo conteúdo da publicação em português, “A Silvicultura e a Água: Ciência, Dogmas, Desafios”, no mês de maio foi lançada também pelo Diálogo Florestal a versão em inglês “Plantation Forestry and Water: Science, Dogmas, Challenges” ambas de autoria de Walter de Paula Lima, professor aposentado do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP e editor chefe da revista Scientia Forestalis. O volume possui 64 páginas ilustradas por gráficos, fotografias e tabelas que inaugura a série intitulada “Writings of the Dialogue”.

A publicação apresenta em uma perspectiva histórica o uso da água, sua relação com a floresta e os fundamentos científicos, incluindo uma exposição do autor sobre o mito criado em torno do eucalipto, segundo o qual a espécie secaria o solo. Na área da silvicultura, o texto detalha formas de se incorporar os objetivos de conservação da água nas práticas de manejo. Nesse assunto, os experimentos realizados e os dados obtidos pelo Programa de Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (PROMAB) nos últimos 20 anos contribuem para enriquecer a abordagem.

Segundo o autor, a atual crise da água é fruto de inúmeras alterações causadas pelo homem na paisagem e não apenas da expansão das plantações florestais. Por isso a sociedade tem um papel importante, já que a solução para a crise da água não depende só da ciência, mas também de uma mudança cultural, que passe a priorizar as responsabilidades individuais para com a conservação da água. O objetivo principal da publicação não é alarmar, mas sim oferecer possibilidades para contornar eventuais conflitos e impactos ambientais do manejo de plantações florestais, levando em conta os fatores hidrológicos, sempre focado na produtividade florestal, que é afinal o objetivo maior das plantações florestais.

Para Lima, “a decisão do Diálogo Florestal em publicar a versão em Inglês é de grande importância, já que contribui para que as informações contidas na publicação possas atingir um público maior”.

A versão da publicação digitalizada, em inglês e português, pode ser baixada gratuitamente no site do Diálogo Florestal em www.dialogoflorestal.org.br.


Temas Relacionados: Diálogo Florestal, Água, PROMAB




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.