IPEF contrata engenheiro para atuar no PROTEF
24/04/2012

Contratado como responsável pela coordenação técnica do Programa de Proteção Florestal (PROTEF), o engenheiro florestal Luis Renato Junqueira, passou por um processo seletivo realizado pela coordenadoria científica do programa e empresas associadas. Renato, que é formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), atualmente está participando do Projeto Cooperativo de Pragas Exóticas e do Projeto sobre Ceratocystis, ambos em eucalipto, realizou durante sua graduação estágios no Laboratório de Conservação Genética de Espécies Arbóreas (UFLA) e no Departamento de Meio Ambiente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA/Votorantim Metais).

O projeto Ceratocystis trabalha com o fungo de mesmo nome que causa a morte de ponteiros, cancros, descoloração do lenho e murcha vascular no eucalipto. Sua disseminação pode ser por mudas infectadas, solo infestado, contato de raízes entre plantas e com solo contaminado, e insetos vetores (escolitídios). As formas de controle podem ser através da destruição de plantas doentes com sistema radicular, plantio de clone resistente, desinfestação dos equipamentos de corte, entre outros.

Sobre o PROTEF

O PROTEF foi criado pelo IPEF em 1989 e é o primeiro programa de âmbito nacional relacionado com pragas florestais. Sua missão é promover o estabelecimento do manejo integrado dos agentes daninhos às florestas, estudando os insetos-praga, os fitopatógenos e a ocorrência de incêndios e seus efeitos no ecossistema florestal e desenvolvendo tecnologias adequadas, baseadas em aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais, para o controle destes agentes. Entre seus objetivos, se destaca o de desenvolver projetos de pesquisa cooperativa entre as empresas florestais, universidades, instituições de pesquisa e empresas do setor público e privado.


Eng. Luis Renato Junqueira, novo coordenador técnico do PROTEF

Temas Relacionados: Protef, pragas, Ceratocystis




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.