IPEF adere ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
23/05/2012

Em evento que será realizado no dia 31 de maio, no Auditório Augusto Ruschi/Cetesb, sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) passará a fazer parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, associação ambiental que tem como objetivo integrar seus esforços e recursos para a geração de resultados em conservação da biodiversidade, além da geração de trabalho e renda na cadeia produtiva da restauração, manutenção, valoração e pagamento de serviços ambientais e adequação legal das atividades agropecuárias nos 17 estados do bioma.

O evento, que faz parte das comemorações do Dia da Mata Atlântica, também marca os três anos do Pacto, que reúne importantes grupos florestais e ambientais, entre eles a The Nature Conservancy, a Fundação SOS Mata Atlântica, a Companhia Vale do Rio Doce, além das Secretárias do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Espírito Santo e São Paulo.

A decisão da associação do IPEF ao Pacto foi um dos resultados do workshop “Propostas para subsidiar um plano de implantação de florestas nativas com viabilidade econômica e ecológica”. Realizado pelo Programa Cooperativo de Silvicultura de Nativas (PCSN), no começo do mês maio em Piracicaba (SP), o workshop procurou identificar modelos, instrumentos, mecanismos de financiamento e políticas públicas para viabilizar a restauração de florestas em larga escala, com ênfase em Reservas Legais do estado de São Paulo.

A programação do evento aborda discussões sobre os desafios e estratégias para a construção de um plano de implantação de florestas nativas com fins econômicos, a apresentação do modelo de uso econômico de silvicultura com nativas e exóticas, que inclui o de nativas + eucalipto e de seringueira + palmito, entre outros. Já em comemoração ao Dia da Mata Atlântica haverá à apresentação e discussão dos temas atuais do bioma como os planos municipais, comunidade de aprendizagem de PSA e o mapa de aplicação da Lei 11.428/2006, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, e outras providências.

Mais informações sobre o Pacto e o evento podem ser obtidas no site http://www.pactomataatlantica.org.br e sobre o PCSN em http://ww.ipef.br/pcsn.


Temas Relacionados: Pacto, PCSN, Mata Atlântica




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.