Treinamento & Capacitação de Multiplicadores chega ao quarto módulo
24/07/2012

Desde abril, em parceria com o Instituto Brasileiro para Desenvolvimento de Gestão Empresarial Sustentável (IDGES), o Programa Cooperativo de Certificação Florestal (PCCF) está oferecendo aos colaboradores das empresas associadas um Treinamento & Capacitação de Multiplicadores com o objetivo de proporcionar a oportunidade de desenvolver métodos e modelos que permitam trabalhar com diversos temas centrais como a integração do diagnóstico social da empresa, a construção de um projeto de responsabilidade social, entre outros.

Os primeiros módulos foram realizados em abril, com o tema “integração do diagnóstico social”, e em maio, quando tratou sobre a “elaboração de ferramentas para mapeamento de partes interessadas”. O terceiro módulo aconteceu em junho, e tratou sobre as “ferramentas de gestão de responsabilidade social no setor florestal, baseadas nas normas de manejo florestal FSC e Cerflor”.

O curso está trazendo um panorama geral da postura empresarial a respeito de sustentabilidade, entrando em detalhes sobre os requisitos sociais das certificações florestais do Cerflor e FSC. Como trabalhamos com base na revisão dos Princípios e Critérios do FSC, já notamos que a tônica dos próximos anos deverá ser o engajamento com partes interessadas, o que é um grande desafio para o setor”, informa Alex Vervuurt, do IDGES.

Dando prosseguimento ao treinamento, foi realizado nos dias 17 e 18 de julho o seu quarto módulo, que tratou sobre temas como a responsabilidade legal do manejo florestal quanto aos seus impactos, o diagnóstico sócio econômico e sua abordagem em comunidades (incluindo uma simulação de aplicação), a governança corporativa voltada para sustentabilidade, o mapeamento de processos e a visão sistêmica da responsabilidade social. No total foram 28 profissionais que participaram deste módulo, oriundos de 15 empresas associadas ao PCCF.

Para Luciana Antunes, coordenadora do PCCF, “a cada módulo que passa, vejo que as trocas de experiências e vivências, além do conteúdo exposto durante o curso, aumenta a interação entre os participantes das empresas associadas ao programa e a análise critica de cada um sobre como se pode melhorar as ações de responsabilidade social de suas empresas. O curso tem proporcionado o fortalecimento desse benchmarking entre as empresas do setor”.

Ao final do curso teremos um panorama geral, o que possibilitará a tomada de ações estratégicas por parte das empresas. Os alunos deverão entregar como parte da avaliação final do curso, um projeto por empresa, sobre como aplicar os conhecimentos adquiridos no curso. Buscamos com isto obter resultados efetivos para as empresas e para os profissionais que estão se qualificando em uma área ainda repleta de desafios para o setor florestal”, completa Alex Vervuurt.

Os próximos módulos do treinamento ocorrerão em agosto e setembro. Mais informações sobre o Programa Cooperativo em Certificação Florestal do IPEF em http://www.ipef.br/pccf/.


Participantes durante o simulado de diagnostico com a comunidade

Temas Relacionados: PCCF, Certificação, Multiplicadores, Treinamento, IDGES




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.