PPPIB finaliza campanha de fotossíntese do Pinus na Caxuana
13/09/2012

Com o objetivo de compreender e quantificar os processos que controlam a produtividade do Pinus no Brasil e suas interações com o ambiente, o Programa de Produtividade e Potencial do Pinus no Brasil (PPPIB) tem trabalhado com uma espécie tropical e uma subtropical.

Na empresa Caxuana, em Nova Ponte (MG), foi instalado um dos ensaios do projeto, manipulando nutrição, regime hídrico e densidade de árvores no Pinus caribaea var hondurensis, espécie muito plantada, porém pouco estudada no Brasil e no mundo quanto à sua ecofisiologia. A espécie possui altas produtividades, excelente qualidade da madeira e ampla adaptação no nosso país. No sítio da Caxuana são realizados inventários anuais, acompanhamento do crescimento via dendrômetros, e no mês de agosto foi realizada uma campanha de fotossíntese, que é fundamental para entender o comportamento destas florestas em condições de estresses causadas pelo ambiente (hídrico e nutricional).

Nesta campanha, a mestranda Rafaela Carneiro do programa de Recursos Florestais da Esalq/USP, com apoio da enga. Marisangela Santos da Caxuana, obteve dados de fotossíntese e condutância estomática das árvores em parcelas não irrigadas e sem fertilização, e de árvores em parcelas irrigadas e fertilizadas. O equipamento utilizado foi o IRGA LiCor 6400 da Klabin, também participantente do PPPIB.

Segundo o Prof. Stape “há um grande interesse do ponto de vista do melhoramento em comparar as espécies tropicais e subtropicais nos seus aspectos fisiológicos, e o trabalho da Rafaela tem justamente este objetivo”. Nos meses de setembro a dezembro Rafaela, bolsista da CAPES, conseguiu apoio da Reitoria da USP para realizar o processamento dos dados na North Carolina State University.


Profissionais que participaram das medições na Caxuana

Temas Relacionados: PPPIB, Pinus, Fotossíntese, Caxuana




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.