PROTEF participa de Congresso sobre Fitopatologia
01/03/2013

Durante os dias 19 a 21 de fevereiro, no Instituto Biológico em São Paulo(SP), ocorreu o XXXVI Congresso Paulista de Fitopatologia. O evento foi promovido pela Associação Paulista de Fitopatologia – APF e Instituto Biológico. As edições do congresso ocorrem anualmente tendo como objetivo reunir, além dos fitopatologistas das áreas de ensino e pesquisa, técnicos da extensão rural, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como empresas de vários segmentos da cadeia produtiva, ligadas à área de doenças de plantas. O evento contou com participantes de 20 estados brasileiros e de outros países da América Latina.

A programação científica do evento foi composta por nove mesas redondas abordando os diversos assuntos ligados às culturas agrícolas e essências florestais, abordando também temas como resistência a produtos químicos e produção científica. Estiveram presentes nesta edição os coordenadores técnico e científico do PROTEF, eng. Luís Renato Junqueira e o prof. Edson Luiz Furtado.

O destaque do evento para área florestal ficou por conta da mesa redonda que tratou sobre o tema “Pucciniales – Diversidade e avanços nas pesquisas”, abordando principalmente sobre agente causal (Puccinia psidii) da doença conhecida como ferrugem das mirtáceas. Durante esta mesa apresentaram os pesquisadores Aníbal de Carvalho Jr (Jardim Botânico, RJ) sobre o tema “Diversidade das Pucciniales do Brasil”, Martha Maria Passador (UNESP – Botucatu) sobre “Metodologia para estudos biológicos em Pucciniales”, o prof. Salvatore Moricca (Università degli Studi di Firenze, Itália) sobre “Axenic culture in Pucciniales: current status and perspectives”, o prof. Edson Luiz Furtado (UNESP – Botucatu) sobre “Ferrugens em espécies arbóreas: etiologia e manejo”, e Cristiane de Pieri (UNESP – Botucatu) sobre “Ferrugem das mitáceas: etiologia e epidemiologia”.

Para Renato, “o congresso paulista de fitopatologia atendeu mais uma vez a todas as expectativas, com conteúdos atuais e pertinentes trouxe muita informação relevante”.

Workshop

O PROTEF realizará nos dias 21 e 22 de março de 2013 o 5º Workshop de Formigas Cortadeiras, no Anfiteatro Prof. Dr. Urgel de Almeida Lima (Jumbão), do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN/ESALQ/USP), em Piracicaba (SP). O workshop tem por objetivo atualizar e discutir o manejo de formigas cortadeiras, considerando às evoluções obtidas nas pesquisas, a realidade encontrada no campo visando também o manejo sustentável requerido pela certificação. Mais informações e inscrições no endereço http://www.ipef.br/eventos/2013/formigas.asp

Posse

Os professores João Carlos Cury Saad e Carlos Frederico Wilcken são os novos diretor e vice-diretor da FCA/Unesp. Eles foram empossados no dia 01 de fevereiro, em sessão solene da Congregação, ocorrida no Auditório da Fazenda Lageado. Nos próximos quatro anos, eles serão os responsáveis pela gestão da unidade que, em 2015, completará cinco décadas de atividades.

Wilcken é Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Ciências Agronômicas - FCA/UNESP, concluiu o mestrado em 1992 e o doutorado em 1997 na área de Entomologia, ambos pela ESALQ/USP. Realizou sua Livre-Docência na área de Entomologia Florestal em 2012, pela FCA/UNESP. É Professor Adjunto na própria FCA, sendo responsável por disciplinas na área de entomologia florestal, para o curso de Engenharia Florestal e entomologia agrícola para o curso de Agronomia. É docente nos Programas de Pós-Graduação de Proteção de Plantas e de Ciências Florestais, ambos da UNESP-Botucatu. Até 2012, prof. Wilcken havia publicado 63 artigos em periódicos especializados e 302 trabalhos em anais de eventos, além de possuir 4 livros publicados. Também orientou 19 dissertações de mestrado e 9 teses de doutorado, além de ter orientado 14 trabalhos de iniciação científica e 19 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Agronomia, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Zoologia e Ecologia. O prof. Carlos Frederico Wilcken é também um dos coordenadores científicos do PROTEF.


Prof. Wilcken na posse como vice-diretor da FCA

Temas Relacionados: PROTEF, Ferrugem




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.