TECHS instala sistema de exclusão de chuva nas áreas experimentais
18/04/2013

O TECHS (Programa Cooperativo em Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico), foi criado em 2011 com associação de 26 empresas (Anglo American, Arauco, ArborGen, ArcelorMittal, Cenibra, CMPC, Comigo, Copener, Duratex, Eldorado, FCB, Fibria, Florestal Itaquari, Forestal Oriental, Gerdau, GMR, International Paper, Jari, Klabin, Lwarcel, Montes del Plata, Plantar, Rigesa, Suzano, V&M, Veracel). Atualmente o programa possui 31 sítios experimentais instalados pelo Brasil e dois em vias de implantação no Uruguai, e visa avaliar a tolerância de 18 clones de eucalipto altamente produtivos, tropicais ou subtropicais, frente aos estresses hídrico e térmico (geadas e altas temperaturas).

As áreas experimentais encontram-se não só em regiões onde já existem plantações de eucalipto, mas também nas chamadas novas fronteiras florestais, ambas com conhecidos efeitos de secas intensas e prolongadas. Assim, o gradiente climático natural da rede experimental possibilita desenvolvimento dos estudos a nível regional. Além disso, cada sítio experimental do TECHS terá dois níveis de disponibilidade de água no solo para simular um nível mais severo de déficit hídrico em cada local, ampliando a capacidade do programa de inferir sobre os efeitos do déficit hídrico sobre a produtividade dos diferentes materiais genéticos de eucalipto.

O sistema de exclusão de chuva foi inicialmente desenvolvido dentro do programa BEPP do IPEF nos sítios da Copener (em 2003) e da V&M (em 2005) com excelentes resultados de efeito da água na produtividade. Assim, estão sendo construídos testes deste sistema dentro das parcelas experimentais, utilizando um modelo mais aprimorado de exclusão, desenvolvido pela USP/CIRAD/Floragro, cobrindo 30% de sua superfície, retirando parte da água da chuva da área experimental.

Até o final de março deste ano, quando os plantios estarão em média com um ano de idade, todas as empresas associadas ao programa TECHS terão instalado o sistema de exclusão de chuva em suas área experimentais, iniciando o monitoramento da produtividade e o desenvolvimento do dossel semestralmente.


Sistema de exclusão de chuva

Temas Relacionados: TECHS, Exclusão, Chuva, Deficit, Hídrico




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.