IPEF realiza primeira visita a Brasilwood
12/07/2013

A mais nova associada do Instituto recebeu, no final do mês de junho, a visita de representantes do IPEF. Durante o primeiro dia da visita foram realizadas as apresentações institucionais do IPEF pelo diretor do Instituto, e dos programas cooperativos de Proteção Florestal (PROTEF) e Silvicultura e Manejo (PTSM), pelos respectivos coordenadores. A empresa realizou a apresentação institucional e também os principais trabalhos que estão sendo realizados.

Durante a visita de campo realizada na região de Nova Andradina (MS), foram apresentados alguns dos genótipos utilizados pela empresa, plantios seminais e também alguns problemas de pragas e doenças que ocorrem na região. O que foi oportuno, pois com a presença do professor Carlos Wilcken (Unesp), coordenador do PROTEF, foi possível ampliar as discussões sobre esse problema, que vem aumentado no país.

A Brasilwood é uma empresa nova e que atualmente conta com área de efetivo plantio em torno de 10.000 ha. A meta para 2017 é alcançar 60.000 ha de plantio de eucalipto e com expectativa de produtividade superior a 50 metros cúbicos por hectare/ano. Com esses objetivos a empresa apresenta alto potencial na parceria com o IPEF, pois de acordo com o diretor do Instituto, “a empresa se localiza em região estratégica no eixo Campo Grande-Três Lagoas que deverá se tornar, no curto prazo, uma das principais áreas de reflorestamento e da indústria florestal do Estado do Mato Grosso do Sul”.

Um diferencial da empresa é a adoção de dois sistemas de produção, sendo um com corte raso aos 6 anos de idade e o segundo com o manejo da área para produção de eucalipto para laminação e serraria, sendo previsto desrama, desbastes e o corte 16 anos após o plantio.

Nessa fase inicial de associação ao IPEF, a empresa já entrou com a solicitação de filiação nos programas PROTEF e PTSM, tendo sido discutida, durante a visita, a participação da empresa em outros programas.


Visita de campo a Brasilwood

Temas Relacionados: Brasilwood, PROTEF, PTSM




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.