Delegação Chilena visita microbacias experimentais do PROMAB
12/07/2013

Durante o período de 04 a 07 de junho, o Programa Cooperativo em Monitoramento Ambiental em Microbacias (PROMAB) recebeu a visita dos pesquisadores do Instituto Forestal do Chile (INFOR), Paola Jofré Filgueira e Carlos Bahamondez, e do engenheiro florestal Luis Alfaro, da empresa florestal chilena Bosques Cautin.

Os visitantes foram recepcionados nas dependências do IPEF Monte Alegre pelo diretor executivo do Instituto, prof. Luiz Ernesto George Barrichelo, que fez a apresentação do IPEF. Na sequencia, o prof. Silvio Ferraz apresentou as linhas de pesquisa do Laboratorio de Hidrologia Florestal (LHF-LCF/Esalq/USP). A apresentação do PROMAB e de seus resultados ficou a cargo do prof. Walter de Paula Lima e da eng. florestal Carolina Rodrigues.

Após a visita ao IPEF, o grupo conheceu a microbacia experimental do PROMAB localizada na empresa International Paper, em Luiz Antônio (SP), onde puderam observar os procedimentos de monitoramento em microbacias com floresta plantada de Eucalyptus. A comitiva também pode visitar e conhecer as microbacias pareadas da Klabin, em Telêmaco Borba (PR), para a apreciação do programa de monitoramento de floresta nativa e plantada de Pinus. A visita é parte de esforços que o INFOR vem desenvolvendo visando ao estabelecimento de programa similar no setor florestal do Chile.


Chilenos durante visita a microbacia da International Paper

Temas Relacionados: PROMAB, Visita, Chile




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.