Scientia Forestalis conquista Fator de Impacto
06/11/2013

No mês de outubro a revista Scientia Forestalis, periódico de divulgação científica publicado pelo IPEF, foi contemplada com a classificação no Journal Citation Report (JCR) da Institute for Scientific Information (ISI) – Web of Science, conquistando Fator de Impacto (FI), sendo assim reconhecida e avaliada como parte da elite dos periódicos nacionais e internacionais.

O JCR é um recurso que permite avaliar e comparar publicações científicas utilizando dados de citações extraídas de revistas acadêmicas e técnicas, avaliando o impacto destas na comunidade científica, além de permitir a verificação dos periódicos mais citados em uma determinada área e sua relevância da publicação para a comunidade cientifica por meio do FI, medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. O jornal também avalia revistas de 3.300 editores, cerca de 200 disciplinas em 60 países, acessando a estatística de citações desde 2001 até os dias atuais.

A Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 9.200 títulos de periódicos, tendo como objetivo possibilitar a identificação de artigos periódicos em diversas áreas de conhecimento. A partir deste conhecimento ela divulgou os fatores de impacto de 2012 e a revista cientifica do IPEF estava presente na listagem das classificadas.

Esse é um resultado muito significativo. Agora estamos qualificados internacionalmente e isso é privilégio de menos de 20% das publicações acadêmicas em todo mundo”, declara Kizzy França, editora executiva da Scientia Forestalis.

Essa conquista ocorre apenas quatro meses depois de a revista também ter subido de qualificação junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), responsável pela avaliação dos periódicos nacional, passando de Qualis B2 para Qualis B1.

A partir de novembro, todo processo de publicação dos artigos da editora IPEF será feita através de um software próprio. “O volume de submissões para a revista está acima do esperado. Batemos o recorde histórico com 198 submissões até hoje, e ainda temos três meses para acabar o ano”, acrescenta Kizzy.

Também neste bimestre foi lançada a edição número 99 da Scientia Forestalis, onde foram publicados 14 artigos científicos originais e inéditos na área de ciências florestais. Todos os artigos publicados estão disponíveis na íntegra no endereço www.ipef.br/publicacoes/scientia

O IPEF agradece a todos os pesquisadores, autores, revisores e editores que trabalham arduamente para que possamos alcançar esses índices de qualificação e reconhecimento, auxiliando na produção de um periódico científico de qualidade e importância para área florestal nacional e internacional.


Temas Relacionados: Scientia Forestalis, Publicações




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.