IPEF reúne professores e pesquisadores do Uruguai através do Programa TECHS
06/11/2013

Dentre os 35 sítios experimentais do TECHS (Programa Cooperativo sobre Tolerância de Eucalyptus Clonais ao Estresses Hídrico e Térmico), os dois mais meridionais estão localizados no Uruguai, na latitude de 33° sul. O ensaio da associada Montes del Plata foi instalado em abril de 2013 e o ensaio da associada Forestal Oriental será instalado no mês de novembro de 2013, sendo que ambos fazem parte da rede sub-tropical do TECHS, contando com três clones plásticos e quatro clones subtropicais, compreendendo ampla gama de espécies como E.grandis, E.dunnii, E.benthamii, E.saligna, E.grandis x urophylla e E.urophylla x globulus.

Como os demais sítios TECHS, a rede visa potencializar o uso dos ensaios por universidades e intitutos de pesquisas próximos, e no caso do Uruguai, professores e pesquisadores da Universidad de La Republica Uruguay, do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria e da Sociedad de Productires Forestal del Uruguay se reuniram no dia 17 de outubro com os pesquisadores das empresas Montes del Plata, Forestal Oriental e com o coordenador científico do TECHS, prof. José Luiz Stape (NCSU).

Nesta reunião, o prof. Stape expôs em detalhes o programa TECHS, sua filosofia de cooperação científica e os resultados do primeiro ano de estudo no Brasil. Moacyr Fantini, representante da Montes del Plata, e Ricardo Buzzo, representante da Forestal Oriental, elogiaram os aspectos aplicados do projeto e sua metodologia de cooperação universidade-empresa. Os professores Juan Pablo, Carolina Munka e José Manuel Gândara (ambos da UdelaR) e o pesquisador Alvaro Otero (Inia) se mostraram interessados em participar do projeto e engajar alunos. Após esta reunião, houve visita ao ensaio da Montes del Plata, instalado em abril, e da área a ser instalada da Forestal Oriental.

Na visita, concluiu-se que seria oportuno se realizar em maio de 2014 uma reunião de campo, quando os plantios terão um ano e seis meses, respectivamente, para definição de trabalhos extras do TECHS junto às instituições de pesquisa do Uruguay. Francisco Ferreira (Montes Del Plata) e Carmelo Centurion (Forestal Oriental) ofereceram apoio à realização desta reunião do TECHS no Uruguai, onde todas as empresas participantes do programa estariam convidadas a participar.

Para o prof. Luiz Ernesto George Barrichelo, diretor executivo do IPEF, “ver a interação universidade-empresa via programa TECHS no Uruguai é de grande valor para o IPEF em sua missão de aproximar os estudos acadêmicos de sua aplicação em campo, em busca da verdadeira sustentabilidade florestal”.


Plantio do TECHS no Uruguai

Temas Relacionados: TECHS, Uruguai




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.