Programa de Melhoramento Florestal promove 4ª Reunião Técnica
06/11/2013

Nos dia 9 e 10 de outubro, na sede da Aperam Bioenergia, em Capelinha (MG), foi realizada a 4ª Reunião Técnica do Programa Cooperativo em Melhoramento Florestal (PCMF), com a coordenação da pesquisadora Aline Cristina Miranda (IPEF) e dos engenheiros da Aperam, Claudilene Pena e Ricardo Wagner Pinto Leite. A reunião foi voltada para representantes de empresas florestais e pesquisadores da área, com o objetivo de atualizar os participantes a respeito dos projetos em andamento no programa.

O foco da reunião técnica foi debater sobre a Conservação Genética dos gêneros Eucalyptus e Corymbia, e as palestras contemplaram os seguintes temas: “Conservação genética e melhoramento”, “A visão da empresa para conservação genética”, “Conservação genética em espécies florestais” e “A importância de se manter um banco germoplasma para o melhoramento”.

Dando continuidade à reunião os 20 participantes tiveram acesso a informações sobre “Formação do Clone AEC 144”, “Espécies e estratégias para o estresse hídrico”, “Qualidade da madeira para produção de carvão”, finalizando com o relato sobre o andamento das atividades do PCMF que incluem os projetos “Populações Núcleo”, “Populações de Melhoramento” e “Biorreguladores”.

Para Aline, coordenadora do PCMF, “o tema da 4° reunião técnica foi escolhido devido à perda da base genética que vem ocorrendo de diversas espécies desses gêneros. Foi possível mostrar a importância da conservação das populações bases de todas as espécies, focando também na conservação dinâmica. Os palestrantes abordaram a importância de se manter um sistema de conservação genética para o Brasil, devido a erradicação das espécies, seja por meio da transformação das áreas de coleta em parque nacional ou por estresses abióticos e bióticos”.

Já no segundo dia, os participantes visitaram a área da Aperam, em Itamarandiba (MG), onde tiveram a oportunidade de conhecer os pomares de C. citriodora, testes de progênie, experimentos do projeto Populações Núcleo de E. grandis e E. urophylla, com 168 indivíduos. Além disso, visitaram também testes clonais e um banco clonal contendo 703 indivíduos.

A empresa agradeceu a oportunidade de ter sediado a 4ª Reunião Técnica do Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal. “Sabemos que o setor florestal brasileiro tem uma característica de passar por constantes transformações, o que o torna cada vez mais desenvolvido e competitivo. Estas reuniões sendo realizadas nas empresas nos permitem conhecer os diferentes processos operacionais, além dos diversos materiais genéticos, resultado de anos de pesquisas de cada empresa”, declara o gerente executivo, eng. Ricardo Leite.

Claudilene Aparecida Alves Pena, supervisora de processo da Aperam, ao ser questionada sobre a importância do evento, afirma que “a realização deste encontro na Aperam nos possibilitou compartilhar os bons resultados e experiências do nosso Programa de Melhoramento Genético, que mesmo sendo realizado de maneira simples e objetiva, vem ao logo dos anos proporcionando inúmeros avanços para empresa, sendo ainda compartilhados com a silvicultura nacional, o que nos deixa muito orgulhosos de fazer parte desta equipe”.


Temas Relacionados: PCMF, Reunião




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.