11ª Reunião Geral do PCCF é realizada em Campinas
06/11/2013

Nos dias 23 e 24 de outubro foi realizada, em Campinas (SP), a 11ª Reunião Geral do Programa Cooperativo em Certificação Florestal (PCCF), coordenada pela assistente técnica do programa, eng. ftal. Kaliana Moro Tanganelli (IPEF). A reunião, voltada para empresas florestais filiadas do programa, teve o objetivo de discutir assuntos relacionados à certificação florestal e os andamentos das atividades do PCCF, contando com a participação de 35 profissionais dos mais variados setores da cadeia produtiva florestal.

No primeiro dia foram discutidos temas administrativos do PCCF, como seu regimento interno para os próximos anos e o perfil das empresas filiadas, além dos resultados do “Seminário Social PCCF: Empresas florestais e comunidades” apresentado por Alex Vervuurt e Francisco Nogueira ambos do IDGES, realizado em setembro (veja matéria nesta edição). Além disso, foram apresentadas as atualizações dos Indicadores Genéricos Internacionais do FSC e um levantamento do programa a respeito do balanço dos Relatórios de Auditoria do FSC em 2013.

Na continuação, foram discutidas atualizações do programa de certificação brasileiro, Cerflor, apresentadas pela secretaria executiva do Cerflor/PEFC, Maria Teresa Rezende. Ainda no painel Cerflor, o tema Biotecnologia PEFC e “Task Force” da Bracelpa contou com a presença da eng. ftal. Natália Canova. Dando início ao painel FSC, a estagiária do PCCF, Camilla Marangon, apresentou o estudo comparativo dos padrões SLIMF e florestas plantadas. Como preparação para a Assembleia Geral do FSC em 2014, foram apresentadas as atualizações do evento e o encaminhamento das moções, Para dar início ao painel de químicos e certificação, Jonas Salvador (Duratex), apresentou o resultado do Workshop Condicionantes FSC e o trabalho que vem realizando dentro do ‘Grupo de trabalho químicos’ uma das frentes do PCCF. Este grupo também conta com a participação de José Eduardo Petrilli (Fibria) que também contribui apresentando o ‘Panorama sobre a consulta pública dos Indicadores e Limiares FSC, dando continuidade a esse painel no segundo dia de evento.

Dando continuidade ao segundo dia, foram apresentados o panorama geral das ações do programa no 2º semestre de 2013 e as próximas ações para o 1º semestre de 2014, finalizando com uma reunião entre a equipe do PCCF e seu Comitê Técnico Administrativo (CTA) que contribui na deliberação e prioridades das atividades a serem realizadas pelo programa

As discussões que se prolongaram durante o encontro foram essenciais para definir as próximas ações, pois a oportunidade que temos em reunir as filiadas do programa nos permite levantar os temas prioritários através das considerações apresentadas”, finaliza Kaliana.


Temas Relacionados: PCCF, Reunião




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.