TECHS instala sistema para quantificar a exclusão de chuva
29/05/2014

Investigar o impacto do estresse hídrico sobre a produtividade das plantações de Eucalyptus é um dos principais objetivos do programa cooperativo TECHS (Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico, Térmico e Biótico), do IPEF, que teve início em 2011, com a participação de 26 empresas florestais (Anglo American, Arauco, ArborGen, ArcelorMittal, Cenibra, CMPC, Comigo, Copener, Duratex, Eldorado, FCB, Fibria, Florestal Itaquari, Forestal Oriental, Gerdau, GMR, International Paper, Jari, Klabin, Lwarcel, Montes del Plata, Plantar, Rigesa, Suzano, Vallourec e Veracel) e atualmente possui 36 sítios experimentais instalados no Brasil e Uruguai.

O gradiente climático existente ao longo dos locais onde os ensaios foram instalados já possibilita o desenvolvimento de estudos relacionados aos impactos do déficit hídrico sobre a produtividade florestal. Contudo, para ampliar a capacidade do TECHS de inferir sobre os efeitos do déficit hídrico sobre a produtividade do eucalipto, ao longo de 2013 foram construídas canaletas no interior das parcelas, abaixo do dossel, que recobrem 30% da superfície, excluindo a água da chuva da área experimental e consequentemente simulando um nível mais intenso de déficit hídrico em cada local. Para determinar com acurácia a quantidade de água excluída, uma vez que a água atinge o piso florestal por precipitação direta, indireta e escorrimento pelo tronco, o TECHS instalou um sistema que irá monitorar o volume real de água da chuva que está sendo excluído, comparando-o com a chuva ocorrida. O sistema, que já foi instalado em alguns sítios experimentais, consiste em canalizar toda a água interceptada pelas canaletas para tambores conectados a hidrômetros que medem o volume da chuva que atravessou o dossel, atingiu as canaletas e foi excluído da floresta. O sistema foi desenvolvido por Luis Carlos Lima, James Stahl e equipe técnica da Klabin, e se mostrou consistente e robusto para uso nos quatro sítios especias do TECHS.

Segundo Otávio Campoe, coordenator técnico do TECHS, “estamos já coordenando com as demais empresas dos sítios especiais, no MA, MG e SP, para que este sistema esteja instalado até final de Maio e passe a nos fornecer uma medida direta do efeito da exclusão”.


Hidrômetros na base do sistema de exclusão de chuvas

Temas Relacionados: TECHS, Chuva, Água, Eucalipto




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.