Consulta pública a respeito da utilização de produtos químicos
18/09/2014

Toda floresta certificada pelo sistema FSC® passa por auditorias constantes, que visam verificar se o processo pelo qual a empresa é certificada atende as normas determinadas. Dentre estas normas, se encontra a que regulariza o uso de produtos químicos para o controle de pragas em florestas plantadas, de acordo com sua classificação.

Devido à importância desses produtos químicos no manejo florestal para a manutenção do negócio, e diante da ausência de alternativas, o sistema FSC concedeu a derrogação para que esses produtos fossem utilizados.

A derrogação é uma autorização dada pelo FSC® para que unidades de manejo florestal certificadas utilizem alguns químicos, pelo período de cinco anos, mediante a comprovação da necessidade do uso, o cumprimento de condicionantes pré-estabelecidas e investimento na busca por alterativas para o controle de pragas e doenças.

Desta forma, se inicia o pedido de extensão da derroga FSC® dos ingredientes ativos sulfluramida, fipronil e deltametrina, tendo em vista o fim do prazo da autorização concedida pelo FSC que expira em abril de 2015.

Uma das etapas da solicitação da extensão da derrogação é a realização de consulta pública às partes interessadas que visa garantir a participação de todos nesse processo que ficou disponível no site do IPEF até o dia 16 de outubro. Mais informações serão enviadas futuramente após compilação das respostas!


Temas Relacionados: PCCF, Consulta Pública




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.