IPEF lança reimpressão do livro Nutrição e Fertilização Florestal
20/08/2015

O livro enfoca dados de pesquisas e experiências práticas sobre nutrição e fertilização florestal, imprescindíveis á produção de mudas e estabelecimento de florestas homogêneas e mistas. Especial destaque é dado às espécies de Eucalyptus, Pinus e nativas da Mata Atlântica, em função da maior disponibilidade de informações científicas e da experiência silvicultural do país. Este livro tem significado especial por reunir os conhecimentos teóricos e práticos de dezenove professores, nove pesquisadores e quatro engenheiros de dez renomadas instituições brasileiras, que têm prestado relevantes contribuições nesta área. Em seus quatorze capítulos, são enfocados dados de pesquisa e experiências práticas sobre nutrição e fertilização florestal, imprescindíveis à produção de mudas de plantio de florestas homogêneas e mistas.

Mais informações e aquisição em http://www.livroceres.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=4017

Apresentação

Os recursos naturais têm sido, desde o descobrimento do país, os principais e mais tradicionais componentes da riqueza nacional. De forma incontestável, entre eles, ocupa posição de destaque o nosso patrimônio florestal, o qual requer enorme responsabilidade no sentido de ser bem manejado e preservado, de forma a atender as atuais demandas sociais, econômicas e ambientais a ele vinculadas.

Sendo reconhecido que o adequado atendimento a tais demandas, somente será possível, se dermos a devida atenção à geração, ao desenvolvimento e à difusão de conhecimentos, o presente livro traz, nesse sentido, uma preciosa e inédita contribuição.

Intitulado “Nutrição e Fertilização Florestal”, o livro é fruto de um trabalho de vulto, que envolveu a participação de uma significativa e importante gama dos mais renomados profissionais que atuam nessa área em nosso País. Isto somente foi possível graças à firme e competente orientação e coordenação editorial do Professor José Leonardo de Moraes Gonçalves e do Engenheiro Florestal Vanderlei Benedetti.

Os leitores irão encontrar o que há de mais moderno e atual em termos de nutrição e fertilização florestal, abrangendo um vasto leque de importantes informações que, certamente, irão atender não somente aos estudantes, mas também aos profissionais já formados, que passam agora a contar com uma excelente base de referências para tomada de decisões em suas atividades na área florestal.

Se, por si só, isto não bastasse, vale ainda destacar que o lançamento desta obra inaugura a participação do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais – IPEF, no segmento de edição de livros, consolidando, em alto estilo, o seu papel de também efetuar e apoiar a difusão da informação e do conhecimento.

Agradecendo aos editores pela honraria do convite, é com imensa satisfação que apresentamos o livro “Nutrição e Fertilização Florestal”, que se tornará, temos certeza, uma das mais importantes referências bibliográficas da área, com rápido alcance nacional e internacional. Seguem nossos efusivos cumprimentos aos editores e a todos os demais colaboradores que tornaram possível o seu lançamento.

José Otávio Brito


Temas Relacionados: Nutrição, Fertilização, Livro




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.