Projeto 12. Avaliação de CARs

Metas: Contextualizar politicamente as não conformidades do Padrão de Certificação do FSC.

Contexto: De acordo com os relatórios públicos de oito empresas do setor florestal que possuíam 2 ciclos de certificação completos, de 1995 a 2013, foram analisadas as não conformidades de cumprimento do padrão FSC e contextualizadas politicamente, de acordo com os temas abordados pelos Princípios e Critérios do FSC.

Atuação PCCF: Baseando-se no trabalho acima, o PCCF deu início a um estudo similar analisando as CARs – Corrective action request, das empresas filiadas ao programa. O trabalho foi desenvolvido coletando as Não Conformidades maiores, menores e observações dos Relatórios Públicos de 2013 e 2014 das empresas com o intuito de identificar pontos críticos da implementação do sistema. As CARs foram classificadas em temas e subtemas desenvolvidos de acordo com o TCC e com o artigo “The Global Impacts of SmartWood Certification”, da Rainforest Alliance.

Esse trabalho foi fundamental para evidenciar as deficiências do sistema, as falhas no INFO FSC e pontos críticos nos relatórios das certificadoras, e poderá ser utilizado como uma ferramenta para fortalecer a disponibilização de dados e diminuição de erros nos relatórios públicos.

Resultados: Esse trabalho busca aperfeiçoar a implementação do sistema FSC, bem como permitir a troca de informações entre as empresas filiadas na resolução de problemas recorrentes.

 




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.