Projeto 8. Estudos comparativos, análises e pareceres acadêmicos

Contexto: Objetivando sempre construir e compartilhar uma compreensão holística sobre os requisitos abordados nas normas de certificação florestal, o PCCF desenvolve e apoia uma série de estudos, análises e pareceres acadêmicos sobre os mais diversos temas.

Frentes de trabalho

Dinâmica dos resultados de auditorias de certificação FSC de florestas plantadas no Brasil: Os objetivos deste trabalho são analisar os desvios de cumprimento do padrão FSC identificados ao longo dos processos de certificação dentro dos principais temas chave tratados pelos seus P&C. Além disso, busca-se identificar e contextualizar politicamente a dinâmica destes desvios no decorrer dos anos.

Estudo comparado de padrões – padrão brasileiro para florestas plantadas versus padrão de certificação FSC para SLIMFs: Neste trabalhou buscou-se avaliar quão permissivo é o padrão de certificação FSC para manejo florestal em pequena escala e baixa intensidade (SLIMF) no Brasil em comparação ao padrão também brasileiro, para avaliação de plantações florestais, aplicado para todas as empresas associadas ao PCCF.

Análise dos critérios para regulação do uso de produtos fitossanitários na certificação de florestas plantadas: o objetivo deste estudo é discutir a aplicabilidade da ferramenta de Avaliação de Risco Ambiental para classificação de um pesticida como “altamente perigoso”, levando em conta a sua periculosidade ambiental, toxicológica e, em especial, o contexto ambiental em que este é aplicado.

A derrogação de pesticidas para a certificação florestal e o manejo de pragas em plantios florestais no Brasil: de caráter bibliográfico, o estudo faz um resgate do cenário da derrogação para uso de pesticidas em áreas certificadas FSC, referenciando as pragas florestais do Brasil.

 




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.