Populações de Melhoramento

Este projeto está trabalhando na ampliação da base genética disponível para as empresas participantes, que poderão introduzir materiais nos programas de melhoramento, auxiliando na sustentabilidade a longo prazo. A principal meta é a manutenção, ampliação e disponibilização de materiais genéticos para formação das plantações comerciais, o que facilitará a introgressão de genes de tolerância aos estresses ambientais (devido à ocupação de novas fronteiras ou mudanças climáticas), às novas pragas e doenças, ou mesmo mudança na qualidade da madeira para os diversos usos.

Objetivos

• Compor um amplo acervo genético a partir do resgate de materiais existentes no Brasil e da introdução de materiais proveniente de outros países. Esse acervo ficará a disposição das empresas que terão acesso a sementes, pólen, propágulos e clones de diversas espécies com diversidade genética;
• Conhecer o potencial de algumas espécies sem tradição no Brasil e que poderão no futuro serem trabalhadas na hibridação com as espécies tradicionalmente utilizadas no país ou em novas recombinações. Esses materiais com menor tradição serão trabalhados para obtenção do zoneamento ecológico em diversas condições edafoclimáticas. Para este estudo específico será realizado uma parceria com pesquisadores do CSIRO e da University of the Sunshine Coast o que possibilitará a implantação de experimentos no Brasil e na Austrália com os mesmos materiais genéticos, a troca de informações e visitas técnica de especialistas dos diferentes países.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.