Download do Livro

Livro "A Floresta e o Homem" completo (Download do livro inteiro - 202.973 kb)

Abertura (Download do capítulo - 2.902kb)

Introdução (Download do capítulo - 3.769kb)

Capítulo I - A origem e evolução das florestas (Download do capítulo - 9.041kb)

Conta o aparecimento e o desenvolvimento das plantas no mundo. Descreve a estrutura da árvore, a configuração atual e os processos vitais das florestas, que são o grande depósito de energia do planeta.

Capítulo II - A Floresta através dos tempos (Download do capítulo - 16.924kb)

Este capítulo traça um paralelo entre o desenvolvimento das civilizações e as diversas utilizações das florestas. Mostra a árvore como um símbolo de religiosidade para os mais diversos povos, desde a antigüidade até nossos dias.

Capítulo III - Usos e benefícios da floresta (Download do capítulo - 20.162kb)

Aborda o cultivo de árvores através dos tempos, os plantios extensivos pioneiros. Mostra a situação atual das florestas no mundo e sua importância. Relata ainda o aproveitamento dos bens florestais, especialmente da madeira e a evolução tecnológica de seu aproveitamento.

Capítulo IV - Ameaças ao equilíbrio das florestas (Download do capítulo - 12.312kb)

Registra as agressões ao patrimônio vegetal em função da sua utilização indiscriminada no mundo, especialmente nas diversas regiões do Brasil.

Capítulo V - A ciência e a tecnologia florestal (Download do capítulo - 15.897kb)

Em contraponto à progressiva destruição das florestas, este capítulo registra os esforços para defendê-las das agressões, destacando alguns estudiosos responsáveis pela sistematização das ciências florestais e das técnicas de reflorestamento.

Capítulo VI - O país das florestas (Download do capítulo - 22.572kb)

Destaca a importância dos produtos extraídos das florestas para o desenvolvimento do Brasil, como o pau-brasil, pinheiro-do-paraná, a seringueira e as diversas madeiras nobres. Também são descritos neste capítulo os principais ecossistemas brasileiros.

Capítulo VII - A indústria florestal (Download do capítulo - 16.851kb)

Conta o aparecimento e o desenvolvimento da indústria de base florestal no Brasil, desde o início do século XX até hoje. Trata também da evolução da evolução da legislação relativa ao assunto.

Capítulo VIII - A criação do Ipef (Download do capítulo - 12.766kb)

Relata o aparecimento do Ipef, há 32 anos, pioneiro instituto de pesquisa exclusivamente dedicado ao estudo e à pesquisa florestal, ligado ao Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq-USP), em Piracicaba (SP) e apoiado pelo setor privado.

Capítulo IX - Trabalhos pioneiros (Download do capítulo - 13.212kb)

Descreve os experimentos pioneiros do Ipef em seus primeiros anos de existência, que contribuíram consideravelmente para aumentar a produtividade florestal brasileira, fornecendo tecnologia para a instalação e desenvolvimento da indústria florestal no país.

Capítulo X - Uma fórmula de sucesso: a universidade-empresa (Download do capítulo - 7.506kb)

Analisa em profundidade a parceria entre o setor empresarial e a universidade, da qual o Ipef é o exemplo mais conhecido, tendo inclusive servido de modelo para a criação de outros institutos semelhantes em outros pontos do país.

Capítulo XI - O Ipef nos dias de hoje (Download do capítulo - 6.778kb)

Traça um perfil atual do Ipef, mostrando sua estrutura administrativa, infra-estrutura disponível e os serviços prestados à comunidade.
Foto: Aspecto do prédio administrativo do IPEF em final de 1997, que leva o nome de "Prof. Ronaldo Guedes Pereira", um dos pioneiros do instituto.

Capítulo XII - Pesquisa e desenvolvimento (Download do capítulo - 31.352kb)

Conta os principais trabalhos realizados pelo Ipef nos dias de hoje, nas diversas áreas, com o objetivo de proporcionar um panorama do atual estágio e o rumo das pesquisas desenvolvidas.

Capítulo XIII - Sementes do futuro (Download do capítulo - 8.800kb)

Relata o trabalho do Ipef na criação de bancos de germoplasmas, e na produção de sementes selecionadas, destinadas principalmente às florestas de rápido de crescimento e, mais recentemente, também para a formação de florestas com espécies nativas.

Capítulo XIV - O intercâmbio das informações (Download do capítulo - 4.196kb)

Mostra o papel do Ipef como difusor de informações relativas ao setor florestal, divulgando trabalhos científicos e promovendo o intercâmbio entre os profissionais da área.

Capítulo XV - O desafio do futuro (Download do capítulo - 6.702kb)

Este capítulo mostra os desafios do setor florestal na virada do século para assegurar o equilíbrio entre a produção sustentável de bens e serviços e a adequada conservação do patrimônio ambiental.

Bibliografia e Créditos (Download do capítulo - 3.617kb)

Entrevistas, Agradecimentos e Siglas (Download do capítulo - 646kb)

Associadas (Download do capítulo - 2.969kb)

Encerramento (Download do capítulo - 383kb)




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.