Scientia Forestalis, volume 41, n. 99
p.299-305, setembro de 2013

Clustering Search e Simulated Annealing para resolução do problema de escalonamento de motoristas no transporte de madeira

Clustering Search and Simulated Annealing to solve the driver scheduling problem for timber transport

Marcos Favero Costa1
Nilton Cesar Fiedler2
Geraldo Regis Mauri3

1Mestre em Ciências Florestais. UFES - Universidade Federal do Espírito Santo – Av. Gov. Lindemberg, 316 – Centro – Jerônimo Monteiro, ES – CEP 29.550-000 – E-mail: mfaveroc@gmail.com.
2Professor Doutor. UFES - Universidade Federal do Espírito Santo – Departamento de Ciências Florestais e da Madeira - Av. Gov. Lindemberg, 316 – Centro – Jerônimo Monteiro, ES – CEP 29.550-000 – E-mail: fiedler@pq.cnpq.br
3Professor Doutor. UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Departamento de Computação – Alto Universitário, s/n C.P. 16 – Guararema – Alegre, ES – CEP 29.500-000 – E-mail: mauri@cca.ufes.br

Recebido em 21/05/2012 - Aceito para publicação em 14/05/2013

Resumo

O transporte de cargas no setor florestal brasileiro é realizado em sua maior parte pelo modal rodoviário. Atualmente, o problema de escalonamento de motoristas é considerado um dos principais entraves à otimização em empresas de transporte, pois apresenta uma grande quantidade de restrições físicas e técnicas. Este estudo teve como objetivo aplicar duas meta-heurísticas (Clustering Search – CS e Simulated Annealing – SA) para solucionar um problema real de escalonamento de motoristas no transporte de madeira de uma empresa florestal localizada no Vale do Rio Doce – MG. Para validação da abordagem proposta, foi utilizada uma entrada de dados gerada a partir da pesquisa qualitativa e de estudos de tempos e movimentos, na qual foi medido o tempo do ciclo de viagem dos veículos e fracionado em trechos os pontos onde são permitidas as trocas de turno. Os resultados indicam que os métodos (CS e SA) conseguiram uma redução de 1/3 do quadro de 150 motoristas além de eliminar médias diárias de horas extras e excedentes.
Keywords: transporte florestal, escala de motoristas, meta-heurísticas.

Abstract

The transportation of cargo in Brazilian forestry is mostly done by roads. Currently the driver scheduling problem has been a major obstacle to optimize activities in transport companies, due to severe physical and technical constraints. This research aimed to apply two meta-heuristics (Clustering Search -CS and Simulated Annealing -SA) to solve problems of driver scheduling for timber transportation in a forestry company located at Vale do Rio Doce - MG. We used input generated from a qualitative research and time and motion studies to validate the proposed approach, measuring the travel times of the vehicles and defining the points where driver exchanges are done. Computational results indicate that the methods (CS and SA) succeeded in reducing the150 drivers by 1/3 and in eliminating all of the daily overtimes and extra hours.
Palavras-chave: forest transport, driver’s schedule, meta-heuristics





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