Scientia Forestalis, volume 41, n. 97
p.000-000, março de 2013

Estudo da sazonalidade do preço da celulose brasileira no mercado dos Estados Unidos em períodos cíclicos como apoio a estratégias empresarias

Study of the seasonal price of Brazilian pulp in the United States market in cyclic periods as support for business strategies

Marcos Vinicius Cardoso1
Philipe Ricardo Casemiro Soares2
João Carlos Garzel Leodoro da Silva3
Romano Timofeiczyk Junior3

1Mestrando em Engenharia Florestal. UFPR – Universidade Federal do Paraná. Av. Pref. Lothário Meissner, 900 – Jardim Botânico Curitiba/PR – 80.210-170 – E-mail: marcoscardoso@ufpr.br.
2Professor Assistente do Departamento de Engenharia Florestal. UDESC/CAV Universidade do Estado de Santa Catarina, Av. Luiz de Camões, 2090 – Conta Dinheiro, Lages/SC – 88.520-000 – E-mail: a2pcs@cav.udesc.br
3Professor Doutor do Departamento de Economia Rural e Extensão. UFPR – Universidade Federal do Paraná, Av. Pref. Lothário Meissner, 900 – Jardim Botânico Curitiba/PR – 80.210-170 – E-mail: garzel@ufpr.br, romano@ufpr.br.

Recebido em 05/12/2011 - Aceito para publicação em 23/11/2012

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo avaliar a sazonalidade do preço da celulose brasileira destinada ao mercado norte-americano como suporte para a tomada de decisão. Para isso, coletou-se dados relativos às exportações brasileiras de celulose para os Estados Unidos, disponibilizados no Sistema ALICE-WEB, que, após o deflacionamento, foram utilizados para a determinação do Índice Sazonal para diferentes períodos entre 1997 e 2010. Os resultados mostraram que essa variável e, conseqüentemente, os preços mensais do produto variaram até 18% durante o ano, sendo sempre superiores no segundo semestre. Este resultado possibilita que as empresas do segmento possam rever suas estratégias de venda para os Estados Unidos, priorizando períodos de preços altos. Durante as baixas do preço as organizações podem buscar novos mercados ou estudar a viabilidade do armazenamento da produção.
Palavras-chave: exportações, pasta química de madeira, tomada de decisão, sazonalidade, competitividade.

Abstract

This work aimed at evaluating the seasonality of the price of Brazilian pulp sold to the United States as a tool to support the decision making process. For this, exportation data of Brazilian pulp to the United States were collected in the ALICE-WEB System to determine, after deflation, the Seasonal Index for different periods between 1997 and 2010. The results showed that this variable; and consequently the monthly prices of this product varied up to 18%, with higher prices in the second semester. It shows that the companies of the sector should review their strategies of selling products, prioritizing periods of high prices. While the price is low, the enterprises can search for new markets or study the viability of product storage.
Keywords: exports, chemical pulpwood, decision making, seasonality, competitivity.





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