Série Técnica IPEF - Edição Nº 37 (agosto de 2012)

Anais do Workshop de Manejo de Pomares de Polinização Controlada
Dias 08 e 09 de agosto de 2012 - Lençóis Paulista, São Paulo, Brasil
Aline Cristina Miranda, IPEF
Raul Chaves, Duratex
Henrique Zanoti Gomes, Duratex

Apresentação

O IPEF sempre teve o melhoramento florestal como uma das suas principais áreas de atuação na silvicultura brasileira. No inicio era a formação de áreas de produção de sementes, junto às empresas associadas, mas com a utilização massiva dos clones esse tipo de área não desperta mais tanto interesse dentro do plantio comercial das empresas.

A propagação vegetativa em escala comercial gerou a necessidade de novas combinações genéticas em grande numero e com necessidade de pequena quantidade de sementes para a seleção dos clones. Daí surgiu à utilização dos pomares de polinização controlada dentro dos programas de melhoramento de eucalipto que permite a escolha dos progenitores e a realização de cruzamentos específicos, possibilitando a obtenção de genótipos superiores em menor tempo.

No Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal do IPEF existe forte participação das empresas associadas, sendo que foi discutida a possibilidade da realização do workshop sobre polinização controlada, quando foi realizado um levantamento junto a todas empresas associadas para verificar se essa era uma demanda especifica ou do setor.

O levantamento foi realizado pelo instituto no ano de 2011 e contou com a participação de diversas empresas, sendo verificado que o pomar de polinização controlada vem sendo utilizado pelas empresas do setor florestal brasileiro há alguns anos e é de grande importância dentro dos programas de melhoramento, principalmente, visando diminuir o tempo de obtenção de novos materiais. Porém ainda são necessários avanços relacionados ao manejo desses pomares.

Com o levantamento foi verificado que a demanda de uma associada era compartilhada com outras empresas o que resultou neste workshop sobre o Manejo do Pomar de Polinização Controlada que tem como objetivo fornecer informações técnicas para aperfeiçoar o manejo e a utilização dos pomares de polinização controlada dentrodos programas de melhoramento das empresas florestais.

O evento conta com o apoio da empresa Duratex e de especialistas das empresas associadas, de universidade e consultores do Brasil e do Chile em diferentes áreas ligadas a condução dos pomares de polinização controlada.

Paulo Henrique Müller da Silva
Assistente Técnico-Científico
Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais - IPEF

Download

Série Técnica IPEF
v. 16, n. 37, p. 01-27, agosto, 2012
Arquivo PDF - 2.717kb




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.