Série Técnica IPEF - Edição Nº 38 (agosto de 2013)

Anais da 45ª Reunião Técnico-Científica do Programa Temático de Silvicultura e Manejo
Dias 15 e 16 de maio de 2012 - Telêmaco Borba, Paraná, Brasil
Rodrigo Eiji Hakamada, International Paper
José Henrique Bazani, ESALQ/USP
José Carlos Arthur Junior, IPEF
José Leonardo de Moraes Gonçalves, ESALQ/USP

Apresentação

Desenvolvimento e desafios para a mecanização e a automação de atividades silviculturais

Certamente a mecanização das operações silviculturais está entre as temáticas mais importantes da atualidade para o setor florestal. O vigente cenário de escassez de mão-de-obra e de necessidade de aumento de competitividade torna o assunto estratégico. É sob esse contexto que foi realizada a 45ª Reunião Técnico-Científica do PTSM em Telêmaco Borba, na Klabin, que teve como tema principal: “Desenvolvimentos e desafios para a mecanização e automação de atividades silviculturais”.

Esse volume da Série Técnica reúne na forma escrita os trabalhos apresentados durante essa reunião. As empresas associadas do PTSM/IPEF palestraram sobre os principais trabalhos que têm desenvolvido relacionados à mecanização. São discutidos temas como preparo de solo, técnicas de plantio e de replantio, irrigação, controle de plantas daninhas e fertilização. O material também traz a visão de um parceiro das empresas de base florestal no desenvolvimento de implementos para a silvicultura.

A Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) nos apresenta um panorama sobre a utilização de financiamentos e de incentivos fiscais para projetos de inovação tecnológica, ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias. Uma forma inovadora de gerenciamento por meio de técnicas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e de sensoriamento remoto é discutida por uma consultoria em projetos florestais. Por fim, trazemos uma visão sobre os próximos passos a serem desenvolvidos pelo grupo nessa linha de trabalho e uma visão de quais são as principais tendências do setor.

O grupo PTSM, com o intuito de contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da silvicultura nacional, pretende tornar comum a publicação do conteúdo apresentado e discutido durante as suas reuniões. Com isso, fica assegurado que as informações, opiniões e discussões ocorridas durante os encontros possam ser difundidas a todos.

Download

Série Técnica IPEF
v. 17, n. 38, p. 01-101, agosto, 2013
Arquivo PDF - 14.683kb




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.