Série Técnica IPEF - Edição Nº 41 (novembro de 2015)

Anais da 47ª Reunião Técnico-Científica do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo
“Adaptação genotípica e silvicultural aos estresses abióticos e bióticos”
Dias 09 e 10 de maio de 2013
Montes Claros, Minas Gerais, Brasil
Rodrigo Eiji Hakamada - ESALQ/USP
José Henrique Bazani - ESALQ/USP
José Carlos Arthur Junior - IPEF
José Henrique Tertulino Rocha - ESALQ/USP
Eduardo Aparecido Sereguin Cabral de Melo - IPEF
José Leonardo de Moraes Gonçalves - ESALQ/USP

Apresentação

Nos últimos 60 anos a superfície terrestre aqueceu em média 0,6°C (IPCC, 2014). As previsões mais pessimistas indicam um possível aumento de até 4°C até o final do século, caso não ocorra a mitigação da emissão dos gases de efeito estufa (IPCC, 2014). Em uma análise bastante simplória, apenas exemplificando o significativo impacto dessa mudança aos cultivos florestais, seria como se no ano de 2100 os plantios estabelecidos no estado de São Paulo estivessem sob as condições de temperatura do Tocantins ou do Mato Grosso.

Com vistas a iniciar um plano conjunto de ideias, projetos e ações, o Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo (PTSM), representando todos os seus associados, realizou a 47ª Reunião Técnico-Científica. A temática foi a “Adaptação genotípica e silvicultural aos estresses abióticos e bióticos”. Durante o evento, os participantes puderam discutir e levantar propostas para que, desde já, fosse iniciada uma plataforma cooperativa de trocas de informações, pesquisa e desenvolvimento.

Diante da relevância do tema e das implicações para o setor, o PTSM disponibiliza as discussões ocorridas durante seus encontros, indo de encontro a um dos objetivos principais do IPEF, que é a extensão do conhecimento para fortalecer o setor florestal brasileiro.

Download

Série Técnica IPEF
v. 20, n. 41, p. 1-62, novembro de 2015
Arquivo PDF - 12.635kb




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.