Edição 108 – 4 de outubro de 2019_

IPEF disponibiliza mais de 100 clones melhorados e
está formando a maior rede experimental de
melhoramento de clones de eucalipto do país

O Programa Cooperativo de Melhoramento Florestal (PCMF) do IPEF começou a distribuição de mais de 100 clones para as empresas filiadas e instituições de pesquisa. Nesta primeira distribuição estão sendo enviados híbridos de Eucalyptus dunnii x E. urophylla, E.camaldulensis x E. spp e das espécies E. deanei, E. grandis e E. saligna. Para as empresas que participam do projeto Corymbia do IPEF, também estão sendo distribuídas mudas clonais hibridas deste gênero.


Plantio na idade de corte de um dos clones do IPEF

Alguns clones já foram testados e apresentaram boa produtividade e tolerância aos estresses abióticos (seca e geada). Para os clones mais produtivos, previamente selecionados, serão realizados plantios em escala piloto e a solicitação de registro do material no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Com a entrega dos clones, se inicia a implantação de uma nova rede experimental no PCMF, com o objetivo de obter materiais comerciais para diferentes regiões de plantio. Nos dias 5 e 6 de novembro, na empresa AMCEL em Macapá (AP), será realizada a 14ª Reunião de Filiadas do PCMF, onde serão discutido detalhes da implantação da rede. Mais informações sobre o PCMF no site www.ipef.br/pcmf

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.