Nº 252 (julho/agosto de 2018)

Simpósio IPEF 50 anos: A continuidade de uma

história de sucesso com o olhar para o futuro!

Foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto de 2018 o Simpósio "IPEF 50 anos", ponto alto das comemorações do Jubileu de Ouro do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 profissionais oriundos de empresas, universidades e instituições do setor, que puderam assistir a seis palestras, quatro talkshows, dois lançamentos de publicações, entre outras atividades.


Sessão de abertura do Simpósio: Prof. José Otávio Brito – Diretor Executivo do IPEF, Germano de Aguiar Vieira – Presidente do IPEF, Prof. Mauro Valdir Schumacher – Coordenador da Sessão de Pôsteres do Simpósio e prof. Raul Machado – Representando a Reitoria da USP.

No primeiro dia foram realizadas as palestras "As ferramentas modernas para avaliação da sustentabilidade das florestas plantadas" por Joannes Guillemot e Guerric Le Marie (ambos do Cirad, França), "A certificação e o futuro das florestas plantadas" por Aline Tristão Bernardes (FSC® Brasil), “A floresta do futuro no mundo” pelo prof. Dan Binkley (Northern Arizona University, USA) e “A contribuição do IPEF para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor de florestas plantadas no Brasil” pelo prof. Peter Alexander Bleinroth Schulz (Unicamp).


Guerric Le Marie e Joannes Guillemot (Cirad), Aline Tristão (FSC Brasil), prof. Dan Binkley (NAU) e prof. Peter Alexander Bleinroth Schulz (Unicamp).

Além destas palestras, ainda no primeiro dia, foi realizado o talkshow “Visão empresarial sobre as demandas tecnológicas para a garantia do cumprimento das funções das florestas plantadas” com a participação de executivos das empresas associadas ao IPEF, a apresentação do projeto de resgates históricos e tecnológicos do setor florestal por Celso Foekel, e o lançamento do livro “Eucalyptus in Brazil: Climatic Zoning and Identification Guide” com apresentação de Thiago Bevilacqua Flores, Clayton Alcarde Alvares e José Luiz Stape.


Participantes do Talkshow, Celso Foekel e José Luiz Stape.

O segundo dia começou com a premição e apresentação dos três pôsteres melhores colocados dos 49 selecionados para o Simpósio. A seguir foram realizadas as palestras "Adubação: ferramenta de decisão para a produção florestal sustentável" por Jean Paul Laclau (Cirad, França), e "Mercado de Produtos Florestais" por Carlos Alberto Farinha e Silva (Pöyry, Finlandia).


Jean Paul Laclau (Cirad) e Carlos Alberto Farinha e Silva (Pöyry).

Também no segundo dia foram realizados os talkshows "O papel estratégico da oferta de infraestrutura e insumos para o setor florestal" com a participação de executivos de empresas e especialistas, "Demandas futuras relacionadas às florestas plantadas e o papel do IPEF" com especialistas de projetos do IPEF, e “A formação de pesquisadores na área florestal” com representantes acadêmicos e especialistas convidados.


Participantes dos Talkshows do segundo dia.