Chave de Identificação de Espécies Florestais (CIEF)

[ Apresentação | Lista das Espécies | Chave de Identificação ]

Eucalyptus paniculata Sm

Fruto Caule Folha

Divisão: Angiospermae
Classe: Dicotiledoneae
Subclasse: Archichlamydeae
Ordem: Myrtiflorae (Myrtales)
Família: Myrtaceae
Gênero: Eucalyptus
Subgênero: Symphyomyrtus
Seção: Adnataria
Série: Paniculatae
Espécie: E. paniculata
Código Pryor e Johnson: SUV:D
Tipo de casca: Grey Ironbark

O Eucalyptus paniculata é uma árvore médio a grande, atingindo 30 m de altura e 1 m de DAP, com boa forma do tronco. Em bons sítios pode ultrapassar 50 m de altura e 1,5 m de DAP. Tem um crescimento lento principalmente ma fase mais inicial. É endêmica em New South Wales, exceto próximo de Bega no sul de Coff’s Harbour, dentro de uma faixa que vai da costa até 80 km para o interior.

As latitudes variam de 30 a 36o 30’ S. As altitudes vão desde o nível do mar até 500 m, mas aparece de forma dispersa em altitudes maiores. O clima é principalmente quente e úmido a subúmido, com a média da temperatura máxima no mês mais quente esta entre 24 e 31o C, e a média da temperatura mínima no mês mais frio esta entre 1 e 8o C. Geadas são muito ausente ou raras na maioria das áreas de baixas altitudes, enquanto que nas áreas de maior altitude pode ocorrer de 2 a 20 geadas por ano. A precipitação média anual esta entre 750 e 1700 mm, com predomínio no verão, mas há mês com menos de 40 mm nas áreas mais secas. A espécie ocorre em fundo de vales, encostas e nos topos das montanhas. Prefere solos férteis, franco-arenoso, com subsolo argiloso, mas pode ocupar solos pobres nos topos das montanhas. A espécie é de Floresta Aberta Alta, raramente em povoamentos puros, e as principais espécies associadas são: E. maculata, E. pilularis, E. bosistoana, E. longifolia, E. gummifera, E. intermedia, E. agglomerata, E. globoidea, E. muellerana, E. punctata, E. propinqua e E. tereticornis. Densidade básica de 1,120 g/cm3.

A madeira é muito utilizada para dormentes, pontes, postes, mourões, carvão e escoras. Caracteriza-se por sua alta densidade e durabilidade. Nas introduções feitas fora da Austrália revelou ser susceptível à geadas, moderadamente susceptível a seca, tolerante ao fogo rasteiro, boa capacidade de regeneração por brotação das cepas.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.