logo_express.jpg

Edição 94 – 24 de outubro de 2016_

PCCF lança consulta pública sobre uso de Permetrina em florestas certificadas pelo FSC®

Uma das normas a serem seguidas para obtenção da certificação no sistema FSC é sua Política de Químicos, que restringe o uso de determinados produtos em plantações, entre eles a Permetrina. Apesar desta restrição, o produto é devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, IBAMA e ANVISA, o que garante a sua eficiência agronômica, segurança para o ambiente e para a saúde humana. Além disso, o produto é usado de forma adequada, condizente com as orientações do fabricante e as legislações de saúde e segurança do Brasil.

No que se refere a possíveis impactos negativos ao meio ambiente, há que se considerar que a Permetrina é imóvel nos solos e é aplicada de forma localizada, dentro dos ninhos de saúvas, diminuindo qualquer chance de contaminação de cursos d’agua através da lixiviação e carreamento superficial. Com relação a possíveis impactos negativos sociais, a permetrina não apresenta potencial mutagênico, carcinogênico e toxicidade para a reprodução.

Apesar dos inúmeros estudos conduzidos pelas empresas e pela academia na tentativa de buscar alternativas não-químicas, atualmente ainda não existem produtos e/ou práticas econômica e operacionalmente viáveis para o controle de formigas-cortadeiras, fazendo-se estritamente necessário o uso de inseticidas como a Permetrina.

A impossibilidade de uso deste inseticida causará prejuízos incalculáveis ao setor, acarretando inclusive na perda da certificação FSC, que hoje é responsável por endereçar inúmeros benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade.

Frente a este cenário, o Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal (PCCF) do IPEF lançou uma consulta pública que tem por objetivo identificar as impressões que os vários segmentos da sociedade têm com relação ao uso do inseticida em áreas florestais certificadas pelo FSC.

A consulta está disponível até o dia 7 de dezembro no endereço http://ipef.br/pccf/consulta_fsc2016.asp

Publicado exclusivamente via eletrônica, o IPEF Express não possui periodicidade definida e visa agilizar a divulgação de notas e informações da Diretoria, Coordenadorias do IPEF, seus Programas Cooperativos e atividades correlatas.

Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
http://www.ipef.br
Copyright 2009 IPEF. Reprodução permitida desde que citada a fonte.