Programa Cooperativo sobre Certificação Florestal

A certificação florestal é um processo voluntário que tem por intuito verificar, com base em padrões internacionais, de que as práticas de empreendimentos florestais são economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente sustentáveis, no âmbito florestal e dos demais recursos naturais. Tal iniciativa certifica o bom manejo florestal através de princípios e critérios que atestam e reforçam o reconhecimento da sociedade em relação às empresas e suas ações de responsabilidade socioambiental, baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável. Neste contexto, este programa surge em 2007 como uma iniciativa das empresas florestais e universidades ligadas ao IPEF, com o intuito de articular interesses e difundir informações entre as diversas partes envolvidas com o tema certificação florestal.

Sua atuação é diferenciada em relação aos outros programas do Instituto, pois atua representando as empresas florestais por meio de diversas ações que o caracteriza por promover a troca de informações cientificas e experiências sobre a certificação florestal no Brasil entre essas empresas, certificadoras, universidades, profissionais, organizações e instituições de pesquisas.

Missão

• Manter canais diretos de comunicação com as instituições dos sistemas de certificação especialmente nos processos de construção/revisão de políticas e padrões, buscando contribuir e influenciar para que as regras sejam técnica e cientificamente embasadas.
• Articular discussões técnicas entre as empresas florestais, universidades e entidades afins, gerando e difundindo soluções com foco na melhoria contínua das práticas de manejo florestal.

Visão

•Ser reconhecido como o principal fórum de articulação florestal visando o aprimoramento dos sistemas de certificação e a melhoria contínua do manejo florestal.

Objetivos

• Fórum de engajamento e articulação entre as empresas e os sistemas de certificação;
• Contribuir e influenciar os processos de construção/ revisão de normas para que sejam técnica e cientificamente embasadas e levem em conta a diversidade regional, cultural, econômica e social em que as empresas florestais estão inseridas;
• Atuação e reconhecimento em nível nacional e internacional;
• Contribuir em temas específicos nos processos de certificação.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.