Programa Cooperativo sobre Silvicultura de Nativas

No primeiro semestre de 2009, por ocasião do workshop de planejamento das atividades do IPEF para o decênio 2010-2020, houve demanda em se consultar as empresas sobre a necessidade de atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de silvicultura de espécies nativas e manejo de áreas naturais.

As empresas do setor foram consultadas por meio de um questionário sobre as atividades desenvolvidas e necessidades das empresas, tendo em vista a restauração florestal (com foco em áreas de preservação permanente e reserva legal) e silvicultura de nativas com fins econômicos. A partir das respostas das empresas e das discussões realizadas em um workshop, realizado em maio de 2009, os temas sugeridos para desenvolvimento e pesquisa da silvicultura de nativas referiram-se a quatro grandes grupos: (i) Tecnologia da restauração; (ii) Questões legais e políticas; (iii) Relacionamento com órgãos públicos e fiscalização; (iv) Atividades em cooperação.

Em novembro de 2009 foi proposto o lançamento desse novo programa cooperativo do IPEF, intitulado Programa Cooperativo Silvicultura de Nativas.

Objetivo

O PCSN tem o objetivo de buscar a interação entre empresas e entre instituições, facilitando a troca, consolidação e sistematização das informações já existentes, racionalizando os esforços de pesquisa e buscando maior integração entre empresas e a sociedade.

Objetiva ainda disponibilizar informações técnicas e científicas para os diferentes setores e participar, de maneira estruturada, das discussões para o aperfeiçoamento legal.

Para alcançar tais objetivos, o PCSN atua nas seguintes linhas:

Linhas de Pesquisa
Tema A - Recuperação e/ou restauração florestal de áreas degradadas (APPs e RLs)
Tema B - Silvicultura de espécies nativas com objetivo econômico (produção e geração de renda a partir de produtos florestais madeireiros e não madeireiros)

Linhas de desenvolvimento
Tema C - Programa de capacitação, formação e comunicação
Tema D - Questões legais e políticas públicas

Rede experimental

O PCSN por meio das empresas associadas e de instituições parceiras está presente em três biomas brasileiros.


Presença do PCSN nos diferentes Biomas do Brasil
.




Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais
Via Comendador Pedro Morganti, 3500 - Bairro Monte Alegre
CEP: 13415-000 - Piracicaba, SP - Brasil
Reprodução permitida desde que citada a fonte.